Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
19 de ABRIL de 2017

Gaeco prende 48 pessoas durante ação contra a atuação do PCC

Houve ação dos policiais no Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

Operação Desdita, deflagrada hoje pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), prendeu 48 pessoas ligadas a ações da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) no Estado.

Promotores, equipes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Diretoria de Inteligência (Dintel) cumpriram 24 mandados de prisão preventiva em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Brasilândia e Ponta Porã.

Alguns dos mandados foram cumpridos em unidades prisionais do Estado, entre eles o Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, na Capital.

A ação aconteceu para tentar desarticular o comando da facção em Mato Grosso do Sul, que age principalmente no tráfico de drogas. Os crimes cometidos ainda envolvem associação para o tráfico, roubo, homicídios dentro e fora dos presídios, sequestro e comércio de armas de fogo.

O Ministério Público Estadual não divulgou todos os detalhes da operação, apenas identificou que no trabalho foram apreendidas 10 armas de grosso calibre, milhares de reais e grande quantidade de maconha e pasta-base de cocaína, ainda foram recuperados quatro veículos furtados/roubados, houve também bloqueio de 42 contas bancárias usadas pela organização criminosa e o sequestro de valores que estavam depositados nelas.

O trabalho envolveu a interrupção na comunicação de integrantes do PCC com o bloqueio de 94 terminais de telefonia celular.

Os mandados foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, Mário José Esbalqueiro Júnior.

A investigação que resultou na operação realizada hoje teve início ano passado, conforme divulgou o Gaeco. "Visando ao combate do PCC, o Gaeco tem atuado de maneira incisiva ao longo dos anos. No ano de 2016, foi desenvolvida, com o apoio da Polícia Militar, uma investigação que teve por objetivo identificar as principais lideranças e desarticular a organização criminosa na prática de crimes atentatórios à ordem pública", informou.

IDENTIFICAÇÃO DE LÍDERES

O comando da facção criminosa em Mato Grosso do Sul já foi identificado e o resultado disso foi a denúncia contra nove pessoas.

Como parte do combate ao grupo é separar esses líderes, no começo deste ano alguns foram transferidos para presídios federais.

A lista de transferência tem os nomes de Antonio Marcos dos Anjos Silva, vulgo “Da Leste”; Diego Freitas Leite, vulgo “Lendário”; Francivaldo Rodrigues Lima, vulgo “Pantaneiro”; Nilton Cezar Antunes Veron, vulgo “Cezinha”; Rui Ederson da Silva Fernandes, vulgo “Veloster”; e Rogério dos Santos Costa, vulgo “Armagedon”.

ATENTADOS

Mesmo com esse combate, os criminosos tentaram organizar atentados a integrantes da segurança pública do Estado, mas os planos foram frustrados. Um dos responsáveis por planejar esses ataques foi identificado como Sandro Serafim Natal, vulgo “Barba”, preso em 31 de dezembro do ano passado.

TRABALHO CONJUNTO

Para conseguir articular as ações contra o crime organizado, foi necessário trabalho conjunto de polícias e Ministério Público Estadual.

Participaram hoje da divulgação do balanço da operação o procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; a coordenadora do Gaeco, Cristiane Mourão Leal Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Waldir Ribeiro Acosta; o tenente-coronel QOPM Marcus Vinícius Pollet; o major do BOPE, Vilmar Fernandes; o tenente-coronel PM, Andre Henrique de Deus Macedo.

Pelo Gaeco também atuaram os promotores Thalys Franklyn de Souza, Marcos Roberto Dietz, Tiago Di Giulio Freire, Fernando Martins Zaupa e Cláudia Loureiro Ocariz Almirão, de Dourados.

BALANÇO OPERAÇÃO DESDITA

- 48 pessoas presas, sendo 24 em flagrante e outras 24 em cumprimento de mandado de prisão preventiva;

- Apreensão de 10 armas de fogo de grosso calibre;

- Apreensão de maconha e pasta-base de cocaína;

- bloqueio de 42 contas bancárias e sequestro de valores;

- 4 veículos recuperados que eram produtos de furto/roubo;

- 94 linhas telefônicas bloqueadas;

- Cumprimento de mandados em Campo Grande, Dourados, Naviraí, Brasilândia e Ponta Porã.



Fonte: Correio do Estado



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  25/04/2024
Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 15 toneladas de maconha
GERAL  25/04/2024
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
GERAL  25/04/2024
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
POLíCIA  25/04/2024
Após motim com 4 mortos em penitenciária na fronteira, 35 faccionados são transferidos
GERAL  25/04/2024
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909