Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
19 de ABRIL de 2017

Polícia Federal investiga fraudes na Caixa Econômica Federal

Nova operação deflagrada pela Polícia Federal investiga possível fraude na aquisição de ações do Banco Panamericano pela Caixa Econômica Federal. Segundo a corporação, há fortes indícios de que a a transação tenha causado expressivos prejuízos ao erário federal e prejuízo a correntistas e clientes.

A Justiça determinou a indisponibilidade e bloqueio de valores de contas bancárias dos alvos em valores que somam  R$ 1,5 bilhão. Os investigados devem responder por gestão temerária ou fraudulenta e as podem chegar a 12 anos de reclusão.

Ao todo, são cumpridos 46 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília. As ações ocorrem de forma simultânea em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná, em Pernambuco, Minas Gerais e no Distrito Federal. Na capital federal, há buscas na sede da Caixa e no Banco Central.

De acordo com a PF,  as ações fraudulentas envolviam três núcleos criminosos:

o de agentes públicos: "responsáveis diretos pela assinatura dos pareceres, contratos e demais documentos que culminaram com a compra e venda de ações do Banco Panamericano pela Caixa e com a posterior compra e venda de ações significativas do Banco Panamericano pelo Banco BTG Pactual S/A":

o de consultorias: "contratadas para emitir pareceres a legitimar os negócios realizados";

o de empresários: "conhecedores das situações de suas empresas e da necessidade de dar aparência de legitimidade aos negócios, contribuíram para os crimes em apuração".

Batizada de "Conclave", a operação remete ao ritual que ocorre a portas fechadas para escolher o Papa, maior representante da Igreja Católica. Segundo a PF, neste caso investigado, as negociações entre o Banco Panamericano e a Caixa também ocorreram de forma sigilosa.



Fonte: Terra



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  25/04/2024
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
GERAL  25/04/2024
Dentro de um novo conceito, Governo envia convite de adesão aos 79 municípios
POLíCIA  25/04/2024
Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 15 toneladas de maconha
GERAL  25/04/2024
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
GERAL  25/04/2024
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909