Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
24 de ABRIL de 2017

Paraguai liga assalto milionário a plano do PCC em dominar rota do tráfico

O roubo ocorreu na madrugada de hoje em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu (PR). (Foto: ABC Color)

Autoridades paraguaias acreditam que o roubo de pelo menos R$ 120 milhões na madrugada de hoje em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu (PR), faz parte dos planos do PCC (Primeiro Comando da Capital) para dominar a rota do tráfico de maconha e cocaína, que inclui a Linha Internacional com Mato Grosso do Sul.

O teste de fogo para a facção criminosa brasileira, segundo a polícia do país vizinho, foi o assassinato do chefão do narcotráfico Jorge Rafaat Toumani, ocorrido em 15 de junho do ano passado em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã.

Rafaat fazia oposição à presença do PCC na fronteira e teria mandado eliminar vários integrantes da quadrilha por não concordar com a forma de atuação da facção, principalmente por causa dos assaltos e sequestros praticados pelos “soldados” do grupo paulista.

Segundo a inteligência paraguaia, o PCC se aliou ao Comando Vermelho e ao narcotraficante Jarvis Gimenez Pavão – que está preso em Assunção – para tramar a morte de Rafaat. O então chefão da fronteira foi morto a tiros de metralhadora calibre 50 no Centro de Pedro Juan Caballero.

Digitais do PCC – O jornalista brasileiro Alan de Abreu, especialista na investigação de tráfico de drogas e que vai lançar em breve um livro sobre o PCC, afirmou à rádio paraguaia ABC Cardinal que o assalto em Ciudad del Este tem todas as características de ter sido obra da facção criminosa.

Para Abreu, o assassinato de Jorge Rafaat mostra como o PCC domina o crime no Paraguai, principalmente o tráfico de drogas. “Certamente, o PCC participou do assassinato de Jorge Rafaat para dominar o tráfico de drogas no Paraguai”, disse o jornalista à rádio.

Segundo ele, o PCC funciona como uma grande indústria do crime organizado, cujos itens também incluem mega assaltos, como o ocorrido na madrugada de hoje.

Alan de Abreu afirma que no ataque à transportadora de valores foi usada a mesma metodologia que o PCC utiliza no Brasil. Ele cita pelo menos quatro assaltos semelhantes em território brasileiro e ressalta que a polícia é incapaz de combater esses ataques.

Ainda de acordo com o jornalista brasileiro, o objetivo do PCC é se fortalecer não só no Brasil, mas também no Paraguai e na Bolívia, estratégicos para controlar a produção e distribuição de maconha paraguaia e fornecimento da cocaína proveniente do Peru e do país boliviano.



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  16/04/2024
Amambaí-Motorista emparelha carro e atira três vezes contra ex-mulher e atual
POLíCIA  16/04/2024
Dois são presos em entreposto com maconha avaliada em mais de R$ 1 milhão
POLíCIA  16/04/2024
SIG prende dupla suspeita de matar homem baleado em Nova Andradina
GERAL  16/04/2024
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
GERAL  16/04/2024
Agentes do Detran fazem curso de fiscalização ambiental em parceria com a PRF
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909