Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
25 de ABRIL de 2017

Metade dos contribuintes de MS declarou imposto; prazo acaba sexta

O programa gerador da declaração está disponível e pode ser baixado no computador, celular ou tablet (Foto: Marcos Ermínio)

Faltam quatro dias para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda e apenas metade dos contribuintes já entregou as declarações em Mato Grosso do Sul. O delegado da Receita Federal no estado, Edson Ishikawa, afirma que 215 mil pessoas já acertaram as contas com o Leão de um total de 390 mil.

Os números são preocupantes, pois segundo ele, não haverá prorrogação. Quem perder o prazo terá que pagar multa.

Da parte da Receita, conforme o dirigente, o sistema está preparado para receber grande volume de declarações em um curto espaço de tempo, mas deixar para a última hora não é uma boa ideia, pois todos estão sujeitos a terem problemas técnicos no computador, por exemplo, ou dificuldade para acessar demonstrativos de movimentação bancária ou extratos de financiamentos, por exemplo.

O percentual de declarações em Mato Grosso do Sul está acompanhando a média brasileira, onde 55% já cumpriram o protocolo com a Receita, e está repetindo o ocorrido em 2016. “No ano passado, no último dia nós tivemos quase quatro milhões de declarações no país, ou seja, muita gente deixou para o último momento”, afirma.

O programa gerador da declaração está disponível e pode ser baixado no computador, celular ou tablet. Quem não declara, paga multa de 1% do imposto devido, limitada a 20% ou o mínimo de R$ 165,74.

Erros na prestação das informações ou sonegação de dados podem fazer o cidadão cair na chamada malha fina, uma espécie de fiscalização do órgão que pode culminar em penalidades, como multas.

Omissões de rendimento são aquelas que mais complicam a vida dos contribuintes. Elas ocorrem principalmente nos casos de profissionais que prestam serviços para empresas, mas se esquecem de colocar essas informações na declaração, segundo Ishikawa.



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Carreta que saiu de Mundo Novo carregada com mais de 2,5 toneladas de maconha é apreendido pela Polícia no Parará
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909