Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
24 de JUNHO de 2017

MP abre inquérito para apurar invasão de pombos em postos de saúde na Capital

Não bastasse a já conhecida falta de equipamentos e também de mão de obra, como médicos e enfermeiros, as unidades de saúde de Campo Grande são também alvo de pombos, cujas fezes podem transmitir doenças. Inquérito do Ministério Público Estadual (MPE), que se baseia em laudo da Controladoria de Controle de Zoonoses (CCZ), mostra “invasão” de pombos na Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Centro Regional de Saúde (CRS) do Bairro Aero Rancho.

Anexo à investigação está o laudo, que identificou alojamento desses animais e de suas fezes em seis locais distintos: nos aparelhos de ar condicionado, nas estruturas metálicas do telhado, perto das luminárias, nos vãos entre as paredes internas, nos pilares de concreto e nos vãos de acesso ao forro. 

O relatório de vistoria destaca que chegou-se a instalar telas em parte dessas áreas, “porém, não foram instaladas e fixadas adequadamente”, o que permitiu que os pombos continuassem acessando as unidades e “ofertando vãos e fácil acesso para pouso das aves”. 

Sobre as telas, o laudo sustenta também que não houve manutenção delas e “se apresentam sujas de fezes e penas” e ainda que se desprenderam, “permitindo que as aves pousem sobre as estruturas anteriormente vedadas”.

Os riscos dessa situação é a proliferação de microorganismos e bactérias em ambiente de saúde. Isso porque, segundo dados nacionais, cada pombo produz cerca de 2,5 kg de fezes por ano e nelas estão presentes fungos, bactérias e ácaros que podem causar, pelo menos, seis tipos de doenças, entre elas: a criptocose, que pode dar meningite; a histoplasmose, que pode dar doenças pulmonares; a salmonelose, que pode dar distúrbios gastrointestinais e ainda dermatites e alergias.

O inquérito do MPE foi aberto para apurar falta de médicos, equipamentos e insumos no posto 24 horas (CRS) do Aero Rancho, mas com o andamento das investigações, identificou-se o problema com os pombos e ainda outras 90 “inconsistências sanitárias” na UBS e no 24 horas.



Fonte: Correio do Estado



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  24/04/2024
Procurada por comandar pistolagem no Paraguai liga para radialista e faz ameaças de morte ao vivo
POLíCIA  24/04/2024
Morador no Paraná é preso em MS com cocaína pura escondida em ‘mocó’ de carro
POLíCIA  24/04/2024
Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta
GERAL  24/04/2024
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
POLíCIA  24/04/2024
Internos do semiaberto são flagrados com drogas presas ao corpo
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909