Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
23 de MARÇO de 2018

Sem Neymar, Tite aposta em Douglas Costa e testa Coutinho centralizado

No amistoso contra a Rússia nesta sexta-feira (23), às 13h (de Brasília), o técnico Tite usará desde o início uma variação tática que há muito deseja testar, com Philippe Coutinho centralizado.

Após o treino desta quinta no estádio Lujniki, palco do amistoso, o técnico confirmou a mudança tática.

“Ele já fez essa função de interno no Liverpool [time inglês que defendeu antes de mudar-se para o Barcelona]”, afirmou Tite em coletiva.

Assim, o Brasil entrará em campo com uma variação do esquema 4-3-3, “sem abrir a mão de um meio-campo forte”, disse Tite sobre o modo ofensivo que busca testar contra uma defesa mais fechada —embora a Rússia esteja com problemas de lesões e talvez não atue com uma linha de cinco defensores.

Na prática, os jogadores estarão dispostos em um esquema 4-2-3-1. Em uma situação de necessidade defensiva, o técnico diz adotar o 4-1-4-1.

“Na minha cabeça é indiferente [a posição]. Preciso estar sempre preparado para corresponder onde quer que eu entre, em grande nível. Em relação à posição, deixo mais para o treinador onde ele prefere”, afirmou Coutinho, que costuma atuar pelo lado direito em jogos da seleção.

No esquema 4-1-4-1 que Tite costuma adotar, Coutinho ocupa a mesma posição de Willian, que vive grande fase. A mudança tática, ajuda o técnico a colocar o meia-atacante do Chelsea no time.

O ex-corintiano é uma espécie de 12º jogador do time nacional. “Ele está arrebentando”, elogiou Tite.

De todos os jogos sob a direção do treinador, ele só não participou (como titular ou entrando durante a partida) da vitória sobre a Argentina por 3 a 0, no Mineirão, nas eliminatórias, e do jogo da amizade contra a Colômbia, quando a equipe teve apenas atletas que atuavam no país.

Para a entrada de Willian, outro dos favoritos de Tite acabou perdendo espaço entre os titulares. Renato Augusto, que vem de um fim de ano de baixa produção na China, foi para o banco.

O ideal para os planos da comissão técnica seria fazer o teste com Willian atuando pela direita e Neymar pela esquerda, com o atacante Gabriel Jesus mais à frente.

Com a lesão do atacante do Paris Saint-Germain, que se recupera de uma fratura no pé, Douglas Costa herdará a vaga. Tite buscou minimizar a pressão sobre o atacante. 

“Neymar é insubstituível. Douglas Costa não irá substituí-lo, ele vai ser o Douglas Costa. Assim como não posso colocar tudo nas costas do Neymar”, afirmou.

Em 17 jogos na era Tite, a única derrota aconteceu justamente sem Neymar. Foi em amistoso contra a Argentina, no ano passado, em Melbourne. Placar de 1 a 0. Nos outros jogos sem ele foram três vitórias. Em amistosos contra Austrália (4 a 0) e Colômbia (1 a 0) e, nas eliminatórias,  contra a Venezuela (2 a 0).

Tite pretendia testar essa variação tática nos amistosos contra Japão e Inglaterra, em novembro, mas não conseguiu porque Coutinho se apresentou à seleção com uma lesão muscular.

A única vez que o esquema foi usado foi no segundo tempo do jogo contra o Equador, em Porto Alegre, pelas eliminatórias. A vitória por 2 a 0 foi construída após a entrada de Philippe Coutinho no lugar de Renato Augusto.​

Na zaga, Marquinhos, será poupado. Thiago Silva será o titular ao lado de Miranda.

“Nos últimos 28 dias, o Marquinhos jogou um jogo e voltou a sentir de novo. Só esteve disponível no último jogo do PSG e não participou”, justificou o treinador.

O time para encarar a Rússia é: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro e Paulinho; Willian, Philippe Coutinho e Douglas Costa; Gabriel Jesus.

Seguindo esquema de rodízio de capitães adotado por Tite, o goleiro Alisson vestirá a braçadeira desta vez.



Fonte: Folha Press



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Droga apreendida em ônibus de turismo do Paraguai pesou quase 1,5t
GERAL  19/04/2024
Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
POLíCIA  19/04/2024
Perseguição termina com douradense preso com mais de 600 quilos de drogas
GERAL  19/04/2024
Corrida organizada pelo DOF já está com mais da metade das vagas preenchidas
POLíCIA  19/04/2024
Naviraí – Adolescente de 17 anos com mais de 60 passagens policial é apreendido pela PM vendendo drogas
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909