Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
22 de MAIO de 2018

Maior produtor das Américas, Paraguai celebra destruição de 18 t de maconha

Maconha incinerada pela Senad no lado paraguaio (Foto: Divulgação/Senad)

O Paraguai é o maior produtor da maconha das Américas e apesar dos esforços do governo daquele país, inclusive com apoio logístico e ajuda financeira dos Estados Unidos, as lavouras da erva se espalham nos departamentos de Amambay e Canindeyú e a produção cresce todos os anos.

A maior prova da expansão das roças de maconha no Paraguai são as centenas de carregamentos apreendidos todos os anos em Mato Grosso do Sul, separado desses dois departamentos paraguaios apenas por estrada na maior parte da fronteira.

Nos últimos meses, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) intensificou as ações contra as lavouras de maconha na fronteira com o Brasil, mas o resultado não aparece no lado brasileiro.

Segundo a Senad, quase 18 toneladas de maconha que estavam armazenadas após serem apreendidas quando eram enviadas ao Brasil foram incineradas em 2018. Só as polícias estaduais apreenderam 427 toneladas da droga em Mato Grosso do Sul no ano passado – crescimento de 200% em um período de cinco anos.

As 18 toneladas incineradas, segundo a Senad, era de droga apreendida e que dependia de autorização judicial para a destruição. O balanço não conta as ações contra as lavouras de maconha.

Sem um espaço próprio para destruir as drogas apreendidas na fronteira, a Senad utiliza os fornos de uma indústria e uma propriedade da Marinha do Paraguai, mas está construindo uma estrutura própria na região de Chaco'i, nos arredores de Assunção.



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  24/04/2024
Procurada por comandar pistolagem no Paraguai liga para radialista e faz ameaças de morte ao vivo
POLíCIA  24/04/2024
Morador no Paraná é preso em MS com cocaína pura escondida em ‘mocó’ de carro
POLíCIA  24/04/2024
Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta
GERAL  24/04/2024
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
POLíCIA  24/04/2024
Internos do semiaberto são flagrados com drogas presas ao corpo
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909