Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
18 de JULHO de 2018

Naviraí – Incêndio em terreno baldio mobiliza bombeiros e deixa moradores revoltados com a fumaça (Vídeo)

Os bombeiros tiveram que utilizar 600 litros de água e abafadores para controlar e apagar as chamas (Fotos e Vídeo :Ariane Silva/Tanamidianavirai)

Um incêndio na noite de ontem (17), em um terreno localizado na rua Alameda Rio Negro, próximo do bairro Royal Parke em Naviraí, mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros que foi acionada para apagar as chamas que deixou moradores das próximas revoltados com a fumaça da queimada que invadiu as residências.

O incêndio começou por volta das 20h, e os bombeiros tiveram que utilizar 600 litros de água e abafadores para controlar e apagar as chamas, que atingiu uma área de vegetação de 2 mil metros quadrados.

Realizar queimadas em terrenos ou até mesmo em lixo doméstico é crime ambiental e pode geral multa e até detenção.

Muitas pessoas têm o habito de limpar terrenos baldios e atear fogo ou até juntar folhas no quintal para queimar.  Isso parece um ato inofensivo, porém alem de ser crime ambiental, o clima seco que estamos, faz um acumulado de fumaça que só vai começar a se dissipar quando começar a chover.

Além da poluição ambiental, as queimada trazem malefícios para a saúde da população, como o aumento na incidência de problemas respiratórios. Isso porque as massas de ar seco impedem que a fumaça seja dissipada.

Segundo os bombeiros, qualquer a causa ou motivação, a pessoa que praticar a queima nesse período do ano poderá ser enquadrada por crime ambiental, tanto com base em legislações federais quanto em regulamentos estaduais e municipais. Proprietários de terrenos vazios têm a obrigação de mantê-los limpos sendo vedado o uso de queimadas para limpeza. “Justamente como forma de prevenção para não sair do controle”, enfatizou.

Prevenção

Entre as recomendações para evitar incêndios no período crítico do ano estão: não colocar fogo sob hipótese nenhuma; criar aceiros nos terrenos, com limpeza da vegetação num espaço de 1,5 metros ao redor para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar; recolher as folhas secas em sacos de lixo; e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação que possa servir de combustível.

 

 



Fonte: Redação



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  17/04/2024
Duas apostas de MS faturam R$ 55 mil cada na Mega-Sena
GERAL  17/04/2024
As inscrições para a maior Feira científica do estado começam no dia 07 de junho
GERAL  17/04/2024
Gasolina é encontrada a partir de R$ 5,25 em Mato Grosso do Sul, indica ANP
GERAL  17/04/2024
Turismo sustentável: empresários que vão investir no Pantanal convidam Riedel para conhecer safári na África
POLíCIA  17/04/2024
Caarapó- Mulheres são presas pela PRF com carros lotados de maconha e skunk na BR-163
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909