Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
16 de NOVEMBRO de 2018

New York Times aponta a BR-262 como uma das rodovias mais mortais para vida selvagem

Com dados sobre atropelamentos de répteis e aves na BR-262, um estudo de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi publicado em um dos maiores jornais americanos, o The New York Times. Os estudiosos monitoraram a estrada que liga Campo Grande a Corumbá de 1996 a 2000 e registraram 930 atropelamentos de animais.

Com o título “In Brazil, Animals Cross a Road of No Return” ou “No Brasil, animais atravessam uma estrada sem retorno”, em tradução literal, a matéria do jornal americano publicou o histórico da pesquisa, que registrou o atropelamento de 29 espécies de répteis e 47 espécies de aves.

Segundo a publicação, a rodovia é a mais mortal do mundo para a vida selvagem.

As informações foram levantadas pelo doutor em Ecologia e Conservação Wagner Fischer, pela Engenheira Ambiental Raquel Faria de Godoi e pelo professor da Universidade, Antonio Conceição Paranhos Filho.

 “A BR-262 mantém sua fama inglória como uma ‘estrada para o inferno’ para vidas humanas e selvagens”, destacou Wagner ao portal da UFMS.

Segundo a matéria no jornal americano, o estudo começou quando o doutor Wagner Fischer era graduando e as viagens pela BR-262 despertaram interesse ainda na década 1990. O doutor começou tirando fotos e contando as espécies ao longo da estrada, até que compartilhou os resultados com outros pesquisadores e governantes. “Todos da comunidade científica continuavam me perguntando ‘Quando você vai publicar isso’?”, relembrou o pesquisador. Só 20 anos depois a pesquisa foi publicada e, além do The New York Times, foi noticiada em diversos sites internacionais de divulgação cientifica.

O pesquisador explica que, apesar de os dados terem sido usados como guia pelos gestores governamentais para propostas de intervenção do programa “Estrada Viva: BR 262”, o impacto crônico e de longo prazo continua tanto para a vida selvagem quanto para a segurança na estrada.

“Para os gestores, o principal objetivo deve ser determinar as espécies-alvo de maior preocupação, concentrando-se naquelas vulneráveis ​​à extinção local ou naquelas que representam grandes riscos de acidentes graves”, aponta a pesquisa. O estudo foi inédito e trouxe como diferenciais o primeiro registro de atropelamento de um gavião-pato e, ainda, o primeiro registro geográfico regional da cobra colubrídea Hydrodynastes bicinctus.

O doutor também contou à reportagem que conseguiu evitar o atropelamento de animais durante suas viagens, mas duas aves não tiveram tanta sorte: uma seriema e um periquito. Ele espera que os dados colhidos possam ajudar outros biólogos a avaliar a capacidade destrutiva das estradas. “Ecologistas estão muito preocupados, mas as autoridades apenas fingem preocupação”, disse.



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  18/04/2024
Polícia Civil do Mato Grosso do Sul prende integrante de organização criminosa no Mato Grosso
POLíCIA  18/04/2024
Itaquiraí-Polícia Civil recupera veículos que haviam sidos roubados no RJ e prende homem por receptação
GERAL  18/04/2024
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
GERAL  18/04/2024
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
GERAL  18/04/2024
Turismo se fortalece em Itaquiraí após modernização da Praia da Amizade e pavimentação da MS-488
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909