Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
10 de DEZEMBRO de 2018

Naviraí - Doutor Thiago Santos explica o que é DISLEXIA

Dr. Thiago Santos Médico Neurologista (Foto:Umberto-Zum)

 

“– Doutor, por que meu filho não sabe ler ? Por que não compreende aquilo que lê?”

 leitura é fundamental para o sucesso acadêmico, econômico e social. No entanto, muitas crianças completam a grade escolar sem alcançar mais do que a alfabetização básica. 

A dislexia é uma deficiência de aprendizagem caracterizada pela dificuldade no reconhecimento de palavras   e comprometimento da ortografia (escrita), com decodificação ruim (não compreende o que leu).

Crianças em idade pré  escolar podem ser identificadas como em risco de deficiência de leitura quando observamos dificuldades nas seguintes habilidades: Não aprendem rimas de berçário, tem dificuldade ao pronunciar palavras (pode confundir palavras que soam iguais), não aprendem ou lembram dos nomes das letras.

Essas crianças devem realizar testes de audição e visão, exames laboratoriais, estudos de imagem e eletroencefalograma; a fim de excluir ou confirmar o diagnóstico de dislexia e/ou outras patologias.

Também devem ser submetidas a uma avaliação educacional abrangente, com testes que incluam medidas de inteligência e desempenho acadêmico. O médico neurologista trabalha junto à equipe pedagógica para garantir que a criança receba testes adicionais ou realizetestes que enfoquem habilidades de pré-leitura nas crianças em fase inicial de alfabetização.

Fique atento se seu filho apresenta: dificuldade de leitura, de soletração, de entendimento do texto, dificuldades ortográficas (troca/ inverte/omite/acrescenta letras), desorganização, atraso frequente na entrega de trabalhos escolares ou vocabulário empobrecido. 

O diagnóstico precoce evita rótulos depreciativos que influem negativamente na autoestima da criança.

Intervenções para incapacidade de leitura são mais eficazes quando instituídas antes ou durante a primeira série; porque o tratamento precoce melhora o resultado das intervenções.

Hoje, a maioria das crianças com dificuldades de leitura não é identificada até o terceiro ano, e três quartos das crianças com deficiências de leitura na terceira série continuam com problemas de leitura no ensino médio.

Mais informações com o Dr. Thiago Santos, na Clinica Neuroger, localizada na Rua Jamil Salem, n° 200- centro, centro de Naviraí. Telefones (67) 3409-1480 / (67) 9.9652-1234.

 

 



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  16/04/2024
Amambaí-Motorista emparelha carro e atira três vezes contra ex-mulher e atual
POLíCIA  16/04/2024
Dois são presos em entreposto com maconha avaliada em mais de R$ 1 milhão
POLíCIA  16/04/2024
SIG prende dupla suspeita de matar homem baleado em Nova Andradina
GERAL  16/04/2024
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
GERAL  16/04/2024
Agentes do Detran fazem curso de fiscalização ambiental em parceria com a PRF
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909