Untitled Document
SEGUNDA FEIRA, 28 DE SETEMBRO DE 2020
14 de SETEMBRO de 2020

Bolsonaro irá autorizar recursos ilimitados para combater incêndios no Pantanal de MS, explica secretário

Por conta dos incêndios que devastam o Pantanal de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado decretou situação de emergências pelos próximos 90 dias, a partir desta segunda-feira (14). Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende autorizar recursos ilimitados para combate aos focos de queimada.

O decreto também flexibiliza ações imediatas como a contratação de brigadistas e aluguel de aeronaves, caminhões-pipa, assim como aumentar o efetivo de militares das Forças Armadas, e despesas de alimentação e hospedagens das equipes.

A homologação assinada em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, autoriza a ampliação de recursos para estruturar equipes, ferramentas e veículos aos 79 municípios que e enfrentam com a severa estiagem.

“O que precisar vamos liberar (…) a ordem do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Rogério Marinho (Ministério Desenvolvimento Regional) é para que não falte recursos. A medida que forem sendo apresentados (ações de combate), vamos aprovando e com dois ou três dias o dinheiro estará na conta”, disse Alexandre Lucas Alves.

De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), desde janeiro a 6 de setembro deste ano, mais de 1,8 milhão de hectares foram destruídos pelas chamas, sendo mais de 70% no Bioma do Pantanal.

Atualmente, as operações contam com uma base em Ladário, cinco helicópteros e mais três aviões, efetivo do Corpo de Bombeiros, Prevfogo/Ibama e até de voluntariado de moradores, fazendeiros e produtores rurais.

Na região de Alcinópolis, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), conta com com duas aeronaves; o setor de energia do Estado, com três aeronaves; e 70 homens do Exército Brasileiro, outras 60 pessoas entre bombeiros e voluntários.

“Temos ainda o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e mais três aeronaves bancadas pelo setor de florestas de Mato Grosso do Sul que estão atuando na contenção do fogo”, explicou o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  28/09/2020
Média móvel de mortes e taxa de letalidade de Covid-19 sobem em MS, diz secretário de Saúde
GERAL  28/09/2020
Focus: IPCA para 2020 passa de 1,99% para 2,05%
POLíCIA  28/09/2020
Naviraí-PMA prende e autua pescador pego com 44 exemplares de peixes, sendo alguns abaixo da medida
GERAL  28/09/2020
Programa Rastrear é mais uma opção de controle e combate ao coronavírus em MS
GERAL  28/09/2020
Operação Pantanal II tenta impedir o avanço das chamas na região do Amolar
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909