Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
15 de SETEMBRO de 2020

PF prende suspeitos acusados de invadir sistema do Ibama e fraudar certificados

Foto:Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a operação Tokens, que investiga suspeitos acusados de utilizar dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e realizar alterações indevidas nos sistemas do órgão, utilizando certificados digitais. 

Investigações apontam que fraudes tiveram como beneficiários proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária, com áreas embargadas nos estados do Pará e Mato Grosso. No total, foram constatados 122 desembargos irregulares em nome 54 pessoas físicas ou jurídicas.

Estima-se que o prejuízo do golpe aplicado tenha chegado a R$ 150 milhões em multas não recolhidas e descumprimento de embargos em áreas ambientais sensíveis da Amazônia Legal.

Nesta manhã, a PF cumpriu 48 mandados de busca e apreensão em empresas e residências de pessoas que foram beneficiadas com as fraudes. Cinco pessoas foram presas, entre elas falsificadores e estelionatários membros da associação criminosa.

As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal do Distrito Federal e cumpridas em Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.

Inquérito

O Inquérito Policial foi instaurado a partir da identificação, pelo Ibama, das fraudes ocorridas contra diversos superintendentes, agentes e fiscais. Investigações apontaram que os criminosos utilizam Tokens, expedidos, indevidamente, por terceiros falsificadores.

Com o monitoramento policial, os investigadores identificaram uma quadrilha já investigada pela PF no estado de Goiás, com conexão com diversas fraudes ocorridas em todo o Brasil. Os principais beneficiados são propriedades rurais localizadas nos estados do Pará e do Mato Grosso. Segundo a PF, essas fazendas têm como sócios pessoas de diversos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A Operação tem por objetivo a coleta de mais provas e dados acerca das fraudes, inclusive identificação de intermediários entre os falsários e beneficiários, inclusive com auxílio de servidores públicos.

 



Fonte: Correio Braziliense



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Perseguição termina com douradense preso com mais de 600 quilos de drogas
GERAL  19/04/2024
Corrida organizada pelo DOF já está com mais da metade das vagas preenchidas
POLíCIA  19/04/2024
Naviraí – Adolescente de 17 anos com mais de 60 passagens policial é apreendido pela PM vendendo drogas
POLíCIA  19/04/2024
Naviraí- Polícia Civil cumpre 05 mandados de prisão
GERAL  19/04/2024
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909