Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
28 de SETEMBRO de 2020

Programa Rastrear é mais uma opção de controle e combate ao coronavírus em MS

Mato Grosso do Sul cria mais um programa para auxiliar no combate ao coronavírus. Rastrear é o nome da nova ação da Secretaria Estadual de Saúde que passa a valer a partir desta segunda-feira (28) nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Segundo a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone, o sistema surgiu para facilitar a avaliação de casos de contágio nas primeiras horas da doença e diferenciar casos suspeitos de casos expostos. “Nas primeiras 48 horas que a pessoa pegou a Covid e transmitiu para todos os contatos que teve, o programa entra para captar esse percurso e identificar essas pessoas neste período que ninguém sabia que estava infectado e nem que estava transmitindo”, avalia.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, MS será o único Estado a fazer esse tipo de de acompanhamento. “Estamos confiantes a fim de quebrar essa cadeia de transmissão do vírus e baixar ainda mais a taxa de MS. Temos que comemorar, pois a doença não avançou aqui no Estado, mas devemos sempre estar em alerta no controle”.

O Programa foi desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e trará uma luz para sanar o caso de contágio nos municípios. “A partir dessa identificação, as equipes de saúde poderão elaborar estratégia de monitoramento diário sobre o aparecimento de sinais e sintomas da Covid", explica o consultor Epidemiológico da OPAS, Rodrigo Said.

Taxa de Contágio

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que a taxa de transmissão do coronavírus voltou a registrar aumento quanto ao índice contágio no Estado. A taxa vinha registrando um decréscimo nas últimas semanas, mas em virtude do feriado de 7 de setembro, muitas pessoas furaram o isolamento e a taxa voltou a subir.

“Em Mato Grosso do Sul, há uma certa resistência por parte da população quanto a questão do isolamento social. Nossos índices estão altos e a doença não passou. Ainda não temos o controle desta doença e uma nova onda pode surgir”, alerta o secretário.

A taxa de contágio indica quantas pessoas um paciente infectado consegue transmitir o coronavírus. Quando o indicador está abaixo de 1, há indícios de desaceleração do surto e, acima disso, ele tem tendência de alta. A taxa registrada no Estado oscila entre 1.3 e 1.6. “Essa taxa pode variar dia após dia. Esperamos que com esta nova ferramenta, o Rastrear, possamos ficar abaixo de 1 ponto”, finaliza Geraldo Resende.

 


Fonte: Correio do Estado



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  25/04/2024
Itaquiraí-DOF fecha entreposto e apreende mais de 77 mil pacotes de cigarros e cinco veículos
POLíCIA  25/04/2024
Naviraí- Mulher morta durante uso de droga foi assassinada com 13 facadas
POLíCIA  25/04/2024
Naviraí-Adolescente é apreendido pela Polícia Civil acusado de roubo de moto
POLíCIA  25/04/2024
DEFRON apreende cerca de 500 kg de maconha em Ponta Porã
GERAL  25/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove formação pedagógica aos professores R2 da Rede Municipal de Ensino
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909