Untitled Document
SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
15 de JUNHO de 2021

Saneamento: Caminhões customizados da MS Pantanal chegam a Naviraí e Nova Andradina

O veículo foi desenhado com o objetivo de diminuir possíveis transtornos nos serviços de esgoto e já circula em outras cinco cidades do estado.(Foto:Divulgação)

Naviraí e Nova Andradina receberam, no fim de semana, os novos caminhões customizados da Ambiental MS Pantanal (AMSP) – empresa criada a partir da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea, que veio impulsionar os investimentos no saneamento básico. O veículo foi desenhado com o objetivo de diminuir possíveis transtornos nos serviços de esgoto e já circula em outras cinco cidades do estado.

Nova solução para o setor, a “retro saneamento” deve trazer mais agilidade a serviços como manutenção, troca de tubulação, ligação da rede de esgoto, entre outros. Isso será possível porque que esse tipo de caminhão reúne – em um só veículo – equipamentos como caçamba, retroescavadeira, baús para acondicionamento de ferramentas, guindaste e engate rápido para instrumentos hidráulicos.

Com isso, o deslocamento de vários veículos para a realização de um só serviço não se faz mais necessário, resultando na redução da emissão de poluentes e de possíveis transtornos no tráfego das cidades.

O mesmo modelo já foi entregue pela MS Pantanal em municípios como Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Parnaíba, Três Lagoas e Dourados.

A MS Pantanal deu início a chamada “operação plena” em maio, mas equipes e veículos da empresa já podem ser vistos em todas as regiões do estado. A empresa tem a meta ambiciosa de universalizar o saneamento básico no Mato Grosso do Sul dentro da próxima década. Para isso, estima-se o investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras.

A expectativa é de que mais de 1,7 milhão de sul-mato-grossenses tenham acesso ao saneamento básico ao final de 2031. Isso significa que 98% da população estadual estará assistida, posicionando o MS como o primeiro estado a universalizar tais serviços.

Infra Inteligente. No primeiro trimestre, a AMSP concluiu o mapeamento digital de toda a infraestrutura da Sanesul, utilizando drones de última geração capazes de produzir modelos tridimensionais das instalações. Apelidado de Infra Inteligente, o programa de mapeamento é pioneiro no setor e permite a realização de visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços.

O Infra Inteligente foi destaque no “Fórum Novo Saneamento”, realizado no mês passado, na B3 - a Bolsa de Valores de São Paulo.  O evento foi promovido com o intuito de expor os avanços representados pelo novo marco legal – sancionado no ano passado – e preparar empresas e investidores para uma “verdadeira revolução” no sistema de esgotamento sanitário.

Centrais de Monitoramento. Embora tenha dado início à operação plena há pouco mais de um mês, a AMSP também já concluiu a fase de modernização do sistema de monitoramento do esgoto, com novas centrais que permitirão a coleta de dados operacionais mais detalhados nas estações elevatórias e de tratamento nos 68 municípios onde a empresa passa a operar.

Agora, dados como o nível do esgoto nas estações elevatórias e o estado de funcionamento da estrutura eletromecânica (bombas, geradores e baterias) das plantas serão coletados de maneira mais eficaz – em tempo real. Com o novo sistema, o quadro de comando de cada unidade enviará dados sobre o funcionamento dos equipamentos da planta a um moderno sistema informatizado, que será monitorado diuturnamente pelas equipes da MS Pantanal no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Campo Grande.  

Assim, será possível identificar com mais velocidade possíveis falhas no funcionamento do sistema de bombeamento do esgoto e evitar imprevistos.

 



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2024
Droga apreendida em ônibus de turismo do Paraguai pesou quase 1,5t
GERAL  19/04/2024
Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
POLíCIA  19/04/2024
Perseguição termina com douradense preso com mais de 600 quilos de drogas
GERAL  19/04/2024
Corrida organizada pelo DOF já está com mais da metade das vagas preenchidas
POLíCIA  19/04/2024
Naviraí – Adolescente de 17 anos com mais de 60 passagens policial é apreendido pela PM vendendo drogas
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909