Untitled Document
SÁBADO, 04 DE MAIO DE 2024
14 de JULHO de 2022

Após Anvisa aprovar ontem, MS só espera Ministério oficializar para vacinar bebês contra Covid

Vacinação de crianças contra a covid-19 na UBS 5 de Taguatinga Sul (Foto: José Cruz - AB)

A SES-MS (Secretaria de Estado da Saúde), já apontou nesta quinta-feira (14), que o governo de Mato Grosso do Sul, está preparado e quer vacinr o quanto antes as crianças-bebês, que passaram a ser elegivel para tomar a vacina contra a Covid. Mas, o Estado aguarda decisão do Ministério da Saúde para começar a vacinar crianças de três a cinco anos contra doença, com doses do imunizante Coronavac. O público deste menores, foi ‘liberado’ nesta quarta-feira (12), pela aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que deu autorização da aplicação do imunizante para os brasileirinhos desta faixa etária.

O secretário estadual de Saúde, Flávio Britto, ressalta que a vacinação será importante para proteger crianças, já que as aulas presenciais retornaram e houve aumento de casos de doenças gripais neste grupo. Bem como lembra, que este e os demais com maior idade já liberado tem que se vacinar, sendo que pais e responsáveis tem que pensar muito mais na segurança e saúde dos pequenos, pois a procura tem sido abaixo do esperado em MS, como pelo Brasil.

“Os leitos por vários agravos, infantis e pediátricos, tiveram uma crise recente. As crianças estavam trancadas em suas casas estudando, fazendo lazer, e de repente, voltaram às aulas. Tem também a questão do clima [inverno]. Contudo, os pais que já se protegeram, em MS temos 85% de vacinados, não estão pensando muito nos filhos, deixando de levar os menores, que não atingimos nem 50% da quantia que temos”, comentou Brito;

Mas, o titular da SES, antecipa, que também este público, dos 3 a 5 anos, será incluído, assim que liberado totalmente. “Desta forma, a aplicação será possível, assim que tiver uma regulamentação do Ministério da Saúde. Foi aprovado ontem, mas tem que haver a portaria, liberação e envio de oficialização e doses pelo Ministério da Saúde. E já digo que estamos preparados, pois temos doses em MS para início imediato”, lembrou o secretário

Coronavac infantil

A vacina aprovada ou a liberação oficial pela Anvisa, remete que a mesma poderá ser aplicada em crianças acima dos três anos e imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade. Será feita aplicação em duas doses, com intervalo de 28 dias.

O imunizante é o mesmo usado em adultos, sem adaptação de versão pediátrica. A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan, em março deste ano, para liberação do imunizante contra a covid-19 para essa faixa etária.

A Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil desde 17 de janeiro de 2021, mas foi somente em janeiro de 2022 que a Anvisa ampliou uso da vacina a crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade.



Fonte: EnFoqueMS



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  04/05/2024
Polícia Penal treina plano de defesa para enfrentar situações de risco em penitenciárias estaduais
GERAL  04/05/2024
Helicóptero de MS parte para socorrer as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
GERAL  04/05/2024
Naviraí-Confira as Ofertas validas para este final de semana do Supermercado Santos
GERAL  04/05/2024
Mortes por gripe chegam a 11 em MS; maioria das vítimas são de H3N2
POLíCIA  04/05/2024
Ladrão morre em confronto com a PM após furto de carro de lava-jato
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909