Untitled Document
SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
29 de MARÇO de 2024

Mato Grosso do Sul pode "emprestar" vacinas contra a dengue para outros estados

Foto:Divulgação

Mato Grosso do Sul pode redistribuir vacinas contra a dengue que estão em Campo Grande, perto da data do vencimento, para outros estados brasileiros. A medida foi um pedido do Ministério da Saúde, devido à baixa procura na capital. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que está avaliando a solicitação.

Conforme divulgou a SES, um parecer sobre o assunto deve ser divulgado na próxima semana.

"Em caso de viabilidade, as vacinas serão enviadas por meio de permuta com acordo de devolução das mesmas doses pelo Ministério da Saúde", relatou a SES.

Segundo a secretária de Saúde de Campo Grande, Rosa Leite, o município recebeu 24 mil doses, mas apenas 8 mil crianças procuraram os postos de vacinação. Rosana destacou ainda que a redistribuição não vai afetar o calendário de vacinação.

"Então, vamos redistribuir para aqueles locais onde as pessoas queiram vacinar. A vacina, ela está para vencer em abril. Por isso que eu apelo a todos os pais: levem as suas crianças, nós ainda temos vacinas, levem nas unidades para serem vacinadas", ressaltou a secretária.

Além disso, a secretária de saúde também ressaltou a permuta: "a gente tem uma média de vacinação por dia e nós não queremos perder essas vacinas", completou.

O público-alvo da vacina são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Aqueles que já tomaram a primeira dose, não ficarão sem as doses subsequentes caso seja realizada a redistribuição.

 

Vacina Qdenga

 

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

 



Fonte: G1 MS



» VEJA TAMBÉM!
ENTRETENIMENTO  26/04/2024
Veja a previsão do Horóscopo para hoje 26 de Abril
GERAL  27/04/2024
Equipe Centro do Conviver Itaquiraí participa Estadual da Melhor Idade
POLíCIA  26/04/2024
PM aposentado preso vendendo armas pretendia lucrar R$ 9 mil com negociação no camelódromo
POLíCIA  26/04/2024
Naviraí-PMA recupera carreta roubada e consegue negociar soltura de vitima que era mantida refém
POLíCIA  26/04/2024
Pente-fino em presidio encontra celulares, drogas e explosivos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909