Após a divulgação do presidente americano Donald Trump na ultima quarta-feira (19), informando que a Hidroxicloroquina, poderia ser usado no tratamento contra o Coronavírus, apesar da falta de evidencia cientifica robustas, o medicamento que têm essa substância como principio ativo como o Reuquinol desapareceu das farmácias de Naviraí e também de outras cidades do estado e Brasil.
Por causa da falta do medicamento, pacientes de Naviraí que usam o medicamento no tratamento de artrite, lúpus e doenças autoimunes, estão desesperados pedindo ajuda para conseguirem o medicamento.
Em Naviraí a relatos de que pessoas que mesmo não estão fazendo esse tipo de tratamento, comprou o medicamento para deixar em casa, “caso precise usar” no tratamento do Coronavírus.
Na secretaria de saúde de Naviraí e também o Corpo de Bombeiros, onde está sendo um ponto de recebimentos de IPIs, varias pessoas que estão indo diariamente com o intuído de que algum cidadão possa ter doado o medicamento Reuquinol.
Pessoas que fazem uso continuo do Reuquinol relataram que já procuraram pelo medicamento em todas as farmácias de Naviraí e também em cidades vizinhas como Durados e Campo Grande, porém sem sucesso.
Especialista avisa que o uso do Reuquinol indevidamente por pessoas que não precisam do medicamento, podem trazer vários efeitos colaterais como perda da visão e lesão da medula óssea. O medicamento tem reações adversas e não tem garantia que pode prevenir o contagio do coronavírus.
Na tarde da última sexta-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota informando de que o medicamento que até podia ser comercializados sem receita médica, só poderia ser entregue mediante receita branca especial em duas vias e que "a venda irregular pelas farmácias é considerada infração grave".
A medida é para evitar que os pacientes que realmente precisam do medicamento ficassem sem o tratamento adequado, porém até o momento ainda não é possível encontrar o Reuquinol nas farmácias.
Você que tenha o medicamento Reuquinol em sua casa e que não esteja fazendo uso ou se não quiser doar que venda, mas disponibilize o medicamento para quem está precisando para continuar o tratamento. Quem tiver o medicamento e queria doar ou vender entre em contado com a redação do TaNaMidiaNaviraí pelo fone (67) 9.9956-1909 que buscaremos em sua casa ou se preferir ligue no 193 telefone do Corpo de Bombeiros Militar de Naviraí.