Os trabalhadores que perderam o emprego sem justa causa durante a pandemia do coronavírus, podem solicitar o depósito do seguro-desemprego na conta bancária de titularidade, conforme a medida determinada pela União.
Antes da modalidade, o pagamento era feito apenas em contas da Caixa Econômica Federal, com o uso do Cartão Cidadão em caixas eletrônicos das agências e pela lotérica. As opções de continuam valendo, porém, o trabalhador pode pedir a transferência para qualquer conta bancária pelos aplicativos ou pelo portal do Governo Federal.
Como faço para solicitar?
Segundo a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), o beneficiário deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para sistema iOS e Android, ou pelo portal do Governo Federal.
O trabalhador deve informar os dados pessoais, como nome, RG e CPF. Em seguida, os dados da conta, corrente ou poupança, número e nome do banco, agência com o dígito verificador e da conta do titular.
Vale ressaltar que para receber o benefício, não é aceito dados de conta salário. Quando o cadastro é aprovado, o valor será pago pela Caixa na conta informada. O cidadão também pode tirar dúvidas pelo telefone 0800 726 0207.
Quem tem direito do benefício?