Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
03 de DEZEMBRO de 2020

Comitiva visita aldeias e mapeia casos de violência contra mulheres indígenas em MS

Com o apoio de professores que já desenvolvem ações nas Aldeias da Reserva Indígena Federal de Dourados, representantes do MMFDH (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos),  coletam informações que possam subsidiar as políticas de enfrentamento a abusos cometidos contra mulheres indígenas.

A comitiva integrada pelos titulares da SNPM  (Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres), Cristiane Britto, e da SNPIR  (Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Esequiel Roque do Espírito Santo, esteve na Aldeia Jaguapiru na última terça-feira (1).

“O nosso objetivo é construir projetos que de fato atendam às necessidades das mulheres indígenas. Ouvir e entender melhor o que esperam do Governo Federal”, explicou a secretária Cristiane Britto.

Esta foi a primeira vez que integrantes do Governo Federal estiveram na aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS). No local, onde vivem 18 mil pessoas, a maioria dos registros de violência contra a mulher é de casos de estupro de vulnerável. Só na última segunda-feira (30) foram relatados cinco casos de violência contra a mulher na aldeia.

A representante dos indígenas relatou dificuldades que agravam o problema durante o isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A criança passa fome por causa da quarentena. O alimento que é entregue a cada 30 dias muitas vezes não dura até recebermos de novo”, explicou a coordenadora-geral da Organização das Mulheres, Alda da Silva.

Ainda segundo ela, tem gente que não está recebendo dinheiro do governo. “A criança fica doente e, se não temos dinheiro, como vamos arrumar remédio? A gente precisa de um projeto para a gente trabalhar”, reclamou a líder indígena.

O pedido de ajuda foi formalizado pela liderança local com a entrega de uma carta de reivindicações às autoridades federais. A visita às Aldeias, segundo o MMFDH,  seguiu os protocolos de saúde para evitar o contágio e a transmissão da doença. Todos os integrantes do governo foram testados e mesmo após os exames mantiveram os cuidados necessários para preservar o distanciamento social.



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  23/04/2024
Naviraí-Polícia Militar prende homem que esfaqueou uma mulher e matou outra durante uso de drogas
GERAL  23/04/2024
Antes da próxima frente fria, MS tem calor acima da média e tempo seco até o final de abril
POLíCIA  23/04/2024
Carreta furtada no Paraná é recuperada em abordagem na BR-376 em Ivimhema
GERAL  23/04/2024
Mesmo sem obrigação, número de eleitores adolescentes cresce 21% após 12 anos
POLíCIA  23/04/2024
Detento que cavou buraco em canil para fugir da Penitenciária de Dourados é preso em Goiás
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909