Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
13 de MAIO de 2021

Cai número de cidades classificadas em risco ‘elevado’ para pandemia em MS, mas duas voltam a ser incluídas no grau ‘extremo’

Novo mapa de classificação de risco para a pandemia do programa Prosseguir do governo de MS — Foto: Reprodução

O mapa de classificação de risco do programa Prosseguir para a pandemia de Covid-19 em Mato Grosso do Sul foi atualizado ontem, quarta-feira (12) pelo governo do estado.

Segundo o governo, 37 municípios permaneceram com a mesma classificação do mapa anterior. Em contrapartida, 32 progrediram e 10 regrediram.

No mapa anterior o estado não tinha nenhuma cidade classificada como de risco extremo, bandeira cinza. No atual, duas receberam esse enquadramento: Guia Lopes da Laguna e Juti.

A quantidade de municípios em risco alto (bandeira vermelha), que anteriormente era de 58, caiu para 32. Por outro lado, aumentou o número de cidades enquadradas como de risco moderado (bandeira laranja), na mesma comparação, de 20 para 44 cidades.

Já a quantidade de municípios que receberam a classificação de risco tolerável permaneceu a mesma, nos dois mapas, um.

Toque de recolher

O decreto do governo do estado 15.644, de 31 de março deste ano, estabelece que com base nas bandeiras de classificação dos municípios apontadas pelo programa Prosseguir são definidos os horários do toque de recolher nas cidades.

Nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja é mais flexível, das 22h até às 5 da manhã. Já os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e nas de cor cinza, o toque de recolher é das 20h até às 5h.

O programa

Para definir a bandeira de cada cidade são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.

O programa “Prosseguir” foi criado para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.

Toque de Recolher em Naviraí – A modificação na bandeira altera, a partir desta quinta-feira (13/05), o toque de recolher, que será iniciado às 21 horas, conforme estatui o Decreto Estadual 15.644/2021. A mudança no toque de recolher será durante o período compreendido entre os dias 13 e 26 de maio.

A prefeita Rhaiza Matos recebeu os novos dados do Prosseguir com bastante preocupação, tendo em vista que o município de Naviraí estava na bandeira “Laranja”, conforme os últimos dados oriundos da Secretaria de Estado da Saúde.

Decreto Municipal – Rhaiza Matos destacou que o Município de Naviraí não editará novo decreto nos próximos dias, com medidas mais restritivas do que o normativo estadual, todavia, reiterou à população quanto à necessidade de manter ações preventivas contra a proliferação do vírus.

“Reitero a todos os naviraienses que devemos manter todos os cuidados possíveis e necessários para evitar o contágio e a ampliação de casos de Covid-19 em nosso município. Peço encarecidamente que não façam aglomerações e mantenham todos os cuidados preventivos de higiene”, finalizou a prefeita municipal.



Fonte: G1 MS



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  23/04/2024
Naviraí-Com ajuda de veterinário, PMA captura lobo-guará em escritório
POLíCIA  22/04/2024
Veículo roubado em Angélica é recuperado horas depois pelo DOF em Naviraí
GERAL  22/04/2024
Itaquiraí-Campanha de vacinação no Complexo Santo Antônio atendeu mais de 200 pessoas
GERAL  22/04/2024
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades
GERAL  22/04/2024
Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909