Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
07 de JUNHO de 2021

Japorã espera concluir vacinação contra covid ainda em junho

Prefeitura diz que tem cerca de mil pessoas para concluir a aplicação de doses em maiores de 18 anos
Estado continua com a liderança de vacinação no país e deve concluir as primeiras cidades com população adulta imunizada neste mês(Foto Marcos Maluf)

Uma das poucas notícias boas para os sul-mato-grossenses, o Estado continua liderando o ranking de vacinação contra a covid-19 no país. Nesta segunda-feira (07) já são 43,8% pessoas imunizadas com a primeira dose e 18,1% com a segunda. Das 79 cidades, 34 tem público alvo com idade menor de 50 anos.

O secretário municipal de Saúde de Japorã, Fábio Carlos Emborana, explica que a meta é concluir a imunização da população adulta neste mês. “Estou em Campo Grande para ver essa questão. Já teve uma conversa com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, para tentar imunizar todos com mais de 18 anos até o final deste mês e fazer um projeto piloto com outras cidades que também conseguirem concluir a aplicação das doses”, afirmou.

Hoje a cidade realiza a vacina no grupo com 25 anos. Segundo o secretário restam apenas cerca de 1 mil pessoas para concluir a vacinação no município.  “Temos 9.243 habitantes e já temos um público estimado para vacinar de 5.600. Já foram aplicadas 4.320 doses. Falta muito pouco. Estamos fazendo um trabalho de som na cidade, ligação para as pessoas que tem direito a dose e até a busca ativa nas residências quando é o caso”, detalhou.

Japorã tem hoje apenas 14 casos ativos de coronavírus. Desde o começo da pandemia seis pessoas morreram no município. Destas, cinco se recusaram a receber a vacina contra a doença.  O município ainda fica na região de fronteira com o Paraguai e possui uma população flutuante que também não se vacinou.  No mês passado iniciou a tratativa para que municípios que fazem divisa com outros países fossem priorizados pelo Ministério da Saúde.

O presidente do COSEMS-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Rogério Leite, explica que a aprovação do pedido realizada pelo grupo ao Ministério da Saúde para avançar a imunização por faixa etária garantiu o avanço da imunização nos municípios.

“As cidades de Mato Grosso do Sul são unânimes quando se fala do avanço da vacinação por faixa etária. Facilitou muito o trabalho de todos que estão na ponta, assim todas as classes trabalhadoras são atingidas, e não há escolha entre determinados grupos. Claro que o quantitativo de doses recebido é fundamental, mas agora há um respaldo legal e técnico que todos são obrigados a seguir”, explicou.



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  25/04/2024
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
GERAL  25/04/2024
Dentro de um novo conceito, Governo envia convite de adesão aos 79 municípios
POLíCIA  25/04/2024
Em nova ofensiva, agência antidrogas destrói 15 toneladas de maconha
GERAL  25/04/2024
Quinta-feira tem previsão de sol e tempo seco em grande parte do Estado
GERAL  25/04/2024
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909