Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
08 de JUNHO de 2021

Pilhas de reais estavam em casa de conselheiro; 20 alvos tiveram sigilo quebrado

Um das linhas de investigação da Mineração de Ouro é sobre venda de sentença na avaliação de contas públicas
Viatura da PF em frente a prédio de luxo na Rua Antônio Maria Coelho. (Foto: Marcos Maluf)

Destaque na operação Mineração de Ouro, as pilhas de dinheiro apreendidas pela PF (Polícia Federal) estavam na residência do conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), Ronaldo Chadid.

Horas depois de sair às ruas, a ação, que cumpriu 20 mandados de buscas com autorização do ministro Francisco Falcão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), entrou em sigilo. Mas ele também determinou a quebra dos sigilos fiscais e bancários de 20 alvos.

Além de Chadid, foram alvos os conselheiros Waldir Neves e Osmar Domingues Jeronymo. Uma das linhas de investigação é sobre venda de sentença na apreciação de contas públicas.

Composta por PF, Receita Federal e CGU (Controladoria-Geral da União),a força-tarefa percorreu roteiro que incluiu gabinetes no TCE, prédio de luxo e  escritórios. As ordens judiciais foram cumpridas em Campo Grande, Sidrolândia e Brasília.

As investigações dos  crimes de peculato, corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro  tiveram início a partir de telefonemas interceptados durante a operação Lama Asfáltica, que foram encaminhados ao STJ porque conselheiro do TCE tem prerrogativa de foro.

De acordo com a Receita Federal, há suspeita de irregularidade na apreciação e julgamento de processos relativos à empresa detentora da concessão dos serviços de coleta de lixo e de tratamento de resíduos sólidos em Campo Grande.

Segundo a CGU, as buscas são para esclarecer a possibilidade de venda de decisões, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e contratação de funcionários “fantasmas”.

Screenshot 5

O Tribunal de Contas do Estado fiscaliza a aplicação das verbas em áreas como educação, saúde, habitação e infraestrutura.

 

Equipe da PF foi a escritório de Vanildo Neves, irmão do conselheiro Waldir Neves. (Foto: Henrique Kawaminami)

Equipe da PF foi a escritório de Vanildo Neves, irmão do conselheiro Waldir Neves. (Foto: Henrique Kawaminami)

“A possível existência de julgamento parcial e de envolvimento desses membros em esquema de corrupção afetaria diretamente o bem-estar dos cidadãos, uma vez que implicaria no desvio da aplicação de recursos públicos de áreas importantes, como as que foram citadas, ampliando a exclusão social e a desigualdade econômica”, informa a nota divulgada pela CGU à imprensa.

Alvos - A reportagem apurou que policiais foram à residência de Waldir Neves e seu gabinete do TCE, no Parque dos Poderes. Outro ponto de parada no roteiro da operação foi escritório na Rua Manoel Inácio de Souza, no Jardim dos Estados, em Campo Grande.

O local tem placas da Mineradora Betione, escritório de advocacia Neves e Barbosa e escritório de corretor de imóveis de Vanildo Neves, irmão de Waldir Neves. Vanildo, que foi vice-prefeito de Aquidauana, também é um dos sócios administradores da mineradora. A reportagem tentou contato por telefone, mas as ligações não foram atendidas.



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
GERAL  18/04/2024
Para não perder doses, Mato Grosso do Sul amplia vacina da dengue para pessoas de 6 a 16 anos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909