Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
28 de JUNHO de 2021

Variante Delta da Covid-19 já pode estar em circulação no MS

Primeira morte no país causada pela variante foi registrada no Paraná, Estado que faz divisa com Mato Grosso do Sul - Crédito: Divulgação/Gov PR

Pelo menos duas vezes mais transmissível que a P1 e, consequentemente, mais letal, a variante Delta da Covid-19 já pode estar em circulação em Mato Grosso do Sul. Isso por conta da proximidade do Estado com o Paraná, onde foi registrada a primeira vítima fatal por esta variante na cidade de Apucarana, a 260 quilômetros da divisa com MS.

Segundo o site Midiamax, o óbito ocorreu no fim de abril, mas só foi relatado na última sexta-feira (26) e confirmado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Júlio Croda, médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a variante Delta – identificada na Índia e também conhecida pela sequência B.1.617 – já pode ter chegado a MS por dois motivos: pela divisa com o Paraná e, principalmente, pelos voos e pessoas que estão chegando de outros países ao Estado. Essa, na verdade, é uma realidade que pode afetar todo país.

“É possível em todo o Brasil, não só por conta da proximidade do Paraná, mas por conta dos voos, principalmente os que vêm da Europa. Foi assim que chegou o Covid que veio da Itália. A gente sabe que Portugal é um país que atualmente tem muita variante Delta. Então, muito provavelmente essa variante vai chegar no Brasil e já está chegando pela Europa”, afirma o pesquisador.

1ª morte por variante Delta

Uma gestante de 42 anos, que veio do Japão para Apucarana (PR), no norte do Paraná, foi a primeira paciente que morreu com diagnóstico da variante Delta. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.

Ela fez a coleta do RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar para o Brasil, e o resultado foi negativo para a doença. Dois dias depois de chegar ao país, no dia 7 de abril, ela começou a apresentar sintomas respiratórios, fez um novo exame e o resultado deu positivo.

No dia 15 de abril, oito dias após a confirmação do diagnóstico, a mulher foi internada. Devido ao agravamento dos sintomas, no dia 18 de abril, ela passou por uma cesariana de emergência, ela não resistiu e morreu logo depois do procedimento cirúrgico.

O recém-nascido, prematuro de 28 semanas, ficou internado até o dia 18 de junho e teve o resultado do exame negativo para a infecção da Covid-19.



Fonte: Dourados News



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  18/04/2024
Polícia Civil do Mato Grosso do Sul prende integrante de organização criminosa no Mato Grosso
POLíCIA  18/04/2024
Itaquiraí-Polícia Civil recupera veículos que haviam sidos roubados no RJ e prende homem por receptação
GERAL  18/04/2024
Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos confirmados de dengue
GERAL  18/04/2024
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
GERAL  18/04/2024
Turismo se fortalece em Itaquiraí após modernização da Praia da Amizade e pavimentação da MS-488
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909