Valorizar as pessoas com que você se relaciona não é o mesmo que as elogiar de forma contínua. A valorização inclui a crítica também, porém, mais importante do que isso, é aceitar o que elas tenham a dizer. Aí sim.
Se por um instante sua alma for tomada pela sensação de que tudo se tornou muito difícil, que nada é como antes, quando você surfava na crista da onda, olhe sua vida com mais objetividade, porque não é nada disso.
Para sair de quaisquer tormentos que prendam sua alma, você não precisa ter um grande objetivo em mente, apenas se movimentar e permitir que, assim, a vida circule com mais força através de sua alma e corpo. Em frente.
É totalmente possível continuar em frente sem resolver os assuntos que a alma vem carregando, porém, não seria a escolha mais sábia nem muito menos a mais saudável. Há chances de você se livrar de muito peso.
Tantas coisas mereceriam ser ditas para que todo mundo ficasse esclarecido, porém, ainda há um abismo entre o que precisa ser dito e o que as pessoas querem ouvir. Procure achar o momento certo para se expressar.
Há interesses que precisam ser defendidos, e há outros que precisam começar a ser postos sobre a mesa de negociação, já que as pessoas os desconhecem. Oriente seus movimentos atuais em torno dos interesses.
Ainda que não haja reais motivos de preocupação, a alma se preocupa mesmo assim. Por que isso acontece? Porque se de certezas estivéssemos cheios, não usufruiríamos da liberdade que nos torna humanos.
Procure ficar a sós com sua própria alma e enfrentar com realismo e honestidade todos os vieses das atitudes que andou tomando, e a maneira com que você constrói os relacionamentos. Isso é imprescindível.
Nem todas as pessoas são o que parecem, mas isso não significa que sejam piores do que aparentam. Em alguns casos é o contrário, há pessoas que não parecem grande coisa, mas que, na prática, são almas elevadas.
Mesmo que em algum momento sua alma tenha perdido o fio da meada e não saiba muito bem o que fazer agora, procure usar o tempo disponível e realizar qualquer coisa, por menor que seja. Isso ajudará bastante.
A sabedoria não vem automaticamente com a idade, há pessoas velhas e muito estúpidas. A sabedoria vem com o aproveitamento das experiências, porque só elas fornecem o apoio para desenvolver essa virtude.
Sentir-se longe daquilo que você pretende não há de se tornar um tormento, pelo contrário, há de ser um novo incentivo para você administrar melhor o momento atual e ir se aproximando ao objetivo ansiado.