Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
27 de OUTUBRO de 2021

PMA de Naviraí prende homem transportando filhotes de papagaio e o autua em R$ 10 mil

Foto:Divulgação/PMA

Policiais Militares Ambientais da PMA DE Naviraí que trabalham na "operação Bocaiúva", contra o tráfico de animais silvestres, especialmente no período reprodutivo das aves (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.),prenderam um homem que transportava dois filhotes de papagaio da espécie Amazona aestiva, conhecido popularmente como papagaio-verdadeiro ou papagaio-comum de aproximadamente, dois meses de vida.

Durante abordagem no trevo da rodovia BR-163 com a Rodovia BR-487, no município de Itaquirai, os policias deram ordem de parada para o condutor de um veículo VW Parati, placas do Paraná.

Em vistoria no veículo os filhotes de papagaios foram encontrados no porta-malas, dentro de um uma caixa de papelão coberta com um tecido, sem atender às condições mínimas de bem estar animal, ou seja, em situação de maus-tratos. Os filhotes e o veículo foram apreendidos.

O infrator de 39 anos, residente em Guaira (PR), que informou que havia ganhado as aves de uma pessoa no Assentamento Santo Antônio no município de Itaquiraí, porém, não informou o nome da pessoa doadora. A PMA suspeita que ele levaria as aves para comercializar em sua cidade.

O criminoso foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Itaquiraí e responderá por crime ambiental de transporte de produto da fauna ilegal, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e por crime de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção. Ele também foi autuado administrativamente pelas duas infrações e foi multado em R$ 10.000,00.

As aves que estavam muito debilitadas foram encaminhadas à fazenda Green Farm CO2 Free, para atendimento médico veterinário.

A Polícia Militar Ambiental encaminha à fazenda Green Farm CO2 Free os animais que são apreendidos e capturados naquela região próxima à fazenda, tendo em vista a racionalização de recursos e a não necessidade de movimentação para o CRAS, na Capital. A fazenda, que trabalha com questões ambientais relativas a neutralização voluntária de carbono e educação ambiental, possui estrutura especializada de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e os animais ficam à disposição do CRAS de Campo Grande, que é o responsável pela reintrodução dos bichos na natureza.

 



Fonte: Redação



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  18/04/2024
Naviraí-Prefeitura promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
POLíCIA  18/04/2024
Senad apreende avião usado por narcotraficantes brasileiros na fronteira
POLíCIA  18/04/2024
Guerra de facções: dupla é presa por execução de mulher por engano em boate de MS
POLíCIA  18/04/2024
“Fomos ao velório de um parente”, diz casal preso com droga entre Ponta Porã e Dourados
GERAL  18/04/2024
Para não perder doses, Mato Grosso do Sul amplia vacina da dengue para pessoas de 6 a 16 anos
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909