Os candidatos a governador Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) farão, a partir das 21h desta quinta-feira (27) na TV Morena, o único e decisivo debate do 2º turno. A novidade será o banco de minutos, como ocorreu no debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), na Band.
Mediado pela jornalista Lucimar Lescano, prata da casa, o debate promete ser decisivo em uma disputa entre a oposição, representada pelo deputado estadual, e pelo tucano, que tem o apoio do governador Reinaldo Azambuja e pode dar um inédito terceiro mandato ao PSDB.
Repetindo uma estratégia comum em campanhas eleitorais, Capitão Contar não participou de nenhum dos debates marcados para o 2º turno. Ao contrário de outras eleições, quando os eventos eram suspensos, os meios de comunicação mantiveram e transformaram o confronto em sabatina de Riedel.
Agora, os dois candidatos vão ficar frente a frente e apostar na escorregada do adversário para ganhar pontos. De acordo com as pesquisas do Instituto Rankin Brasil e Novo Ibrape/Campo Grande News, Riedel lidera. Já a Veritá aponta a vitória de Capitão Contar por nove pontos. O Real Time Big Data/TV Record e Ipec/TV Morena apontam empate técnico.
O debate de hoje terá quatro blocos. No primeiro bloco, por exemplo, cada um dos candidatos ao governo receberá o tempo de 15 minutos. Se o candidato usar 1 minuto para fazer a primeira pergunta, terá 14 minutos restantes para fazer a tréplica, novos questionamentos ou responder questões feitas pelo adversário.
O banco de minutos é a principal novidade da eleição.
Confira o cronograma divulgado pelo G1/TV Morena:
Blocos
Primeiro bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Riedel será o primeiro afazer a pergunta.
Segundo bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema que foi definido pelo Jornalismo da TV Morena. Neste bloco, os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas;
Terceiro bloco: mais 30 minutos de debate com tema livre. Assim como no primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas; Contar começa
Quarto bloco: mais duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos também terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.
A ordem de quem começará questionando e quem começará respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.