Nessa contenda, que é a vida, não há vencedores nem vencidos, apenas uma longa linhagem de lutas que se repetem indefinidamente, ora fazendo parecer que uns são vencedores, para depois os transformar em perdedores.
Conclua o que estiver ao seu alcance, para ingressar ao futuro com a alma mais leve, sem carregar peso morto para dentro de um destino que poderia ser desfrutado com mais liberdade. Velhos assuntos precisam terminar.
É de seu interesse ir testando se a sua intuição está correta e indica a realidade, ou se tudo não passa de enganação, produto de sua mente fazer conjecturas fantasiosas. Teste, sem ninguém saber que está testando.
Quando pareça estar tudo certo e encaminhado terá chegado a hora de você verificar tudo novamente, porque com certeza encontrará algumas pontas soltas que, mesmo passando despercebidas, depois trariam inconvenientes.
Este é um daqueles momentos mágicos em que sua alma consegue fazer muito mais do que o habitual com muito menos esforço e gastando uma mínima fração de tempo. Procure aproveitar bem o momento, porque passa logo.
Definições são necessárias, em nome de haver mais esclarecimento para que as decisões a ser tomadas não pesem tanto na consciência. Contudo, como definir o valor dos sentimentos? Há valores sutis e outros, grosseiros.
Uma coisa são os fatos, outra diferente é a ansiedade que decorre das argumentações interiores sobre os fatos, se antecipando a cenários que, muito provavelmente, nunca virão a acontecer. Procure ser mais realista.
A construção de todo e de qualquer relacionamento é trabalhosa, porque as pessoas reconhecem o valor do sentimento fraternal, porém resistem a funcionar assim, se inclinando sempre muito mais ao egoísmo.
A saída é o futuro, só que o futuro não se realiza sozinho, a única coisa que tem inércia automática de repetição é o passado. O futuro precisa de seu atrevimento para ser realizado, e de muito discernimento.
No mundo dos desejos as fantasias e as realidades se misturam e sem o uso sistemático do discernimento só restam as consequências para você ver a diferença. Porém, isso é trabalhoso e desgastante.
Se todas as pessoas se sentissem bem, seguras e confortáveis, é certeza que o mundo seria muito diferente e, inclusive, se eliminaria grande parte do estresse que tanto mal faz às pessoas diariamente. Será possível?
Procure ir aliviando o peso das obrigações, as substituindo quando perceber que não brindam mais com o mesmo resultado de outrora, pelo contrário. As coisas mudam e você também precisa ir se adaptando às mudanças.