As pessoas não são mais as mesmas, a vida ofereceu diversas experiências transformadoras, e cada uma delas as aproveitou de acordo com o alcance possível, nem sempre no bom sentido. Todas as pessoas mudaram.
De vez em quando é necessário agir de uma maneira fora do que seria habitual, pisando num terreno que, por lhe ser desconhecido, parece hostil, mas a partir do momento em que começar a agir, a sensação desaparecerá.
Tudo que você dava por sabido e garantido anda caindo por terra, e isso deveria ser motivo de celebração para sua alma, porque significa ter prontidão para o futuro que, apesar de desconhecido, ainda assim é desejável.
Diante dos riscos a alma treme, mas o tremor não há de ser suficiente para deter os movimentos, que a essa altura do campeonato não dá mais para evitar. Portanto, despreze o temor e o tremor e siga em frente.
O que acontece às pessoas parece não afetar diretamente seus movimentos, mas você faz parte do mesmo mundo que elas e, por isso, é inevitável que haja efeitos colaterais e indiretos que afetem você de alguma forma.
Você não precisa arrancar da vida o que ela lhe oferece de mão aberta e generosa, você apenas precisa esticar seus braços e tomar iniciativas, só então perceberá que a resposta positiva acontece muito rapidamente.
É desnecessário forçar os acontecimentos, mas tampouco seria o caso de se abandonar à inércia e esperar que a vida, com seus mistérios, solucionasse tudo. É preciso achar um caminho do meio, nem perigoso nem confortável.
Cortar as amarras do passado não é tão fácil assim, porque inúmeros compromissos mantêm vivos os vínculos. No entanto, cada passo que você der na direção de cortar as amarras do passado será muito bem-vindo.
As conversas duras precisam ser eficientes, porque de outro modo serviriam apenas para desgastar ainda mais os relacionamentos que não comportariam mais do mesmo. É preciso ter em mente a eficiência das palavras.
Você está no momento em que se torna propício tomar posse de sua força, sem necessidade de a testar em nada nem em ninguém, apenas para reconhecer seu alcance e suas potencialidades, para as usar nos momentos certos.
Tomar iniciativas é necessário, porque o que está para acontecer requer que você aperte o gatilho, ou passará em brancas nuvens. Definitivamente, você não deve esperar pelo destino, você deve ser agente do destino.
O panorama não se parece nem um pouco com a forma com que você o imaginava no passado, mas a essa altura não mais importa, porque seria contraproducente retroceder, agora é seguir em frente e se adaptar à realidade.