Untitled Document
TERÇA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2025
16 de OUTUBRO de 2024

Mato Grosso do Sul intensifica vacinação em unidades socioeducativas

Iniciativa visa garantir que adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade, recebam as vacinas previstas no PNI; Foto: Arquivo/Divulgação

 

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização, entre os dias 14 e 18 de outubro, realiza campanha de intensificação da vacinação nas UNEIs (Unidades Educacionais de Internação) do Estado.

A iniciativa visa garantir que adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade, recebam as vacinas previstas no PNI (Programa Nacional de Imunizações), conforme preconiza o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

As medidas socioeducativas, aplicadas a jovens em regime de internação e internação provisória, são de responsabilidade da SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), vinculada à SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com nove unidades socioeducativas, distribuídas em cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. A ação de vacinação ocorrerá nesses locais.

Conforme a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a estratégia de vacinação será conduzida de maneira intersetorial, com a participação das equipes de Imunização Estadual e Municipal, da Gerência de Atenção à Saúde do Adolescente e da Superintendência de Medidas Socioeducativas Estadual e Municipal.

“O objetivo é garantir o acesso integral à saúde para os adolescentes internados, incluindo a oferta de vacinas como forma de proteção contra doenças imunopreveníveis”, afirma Ana Paula.

A coordenadora ainda destacou a importância de promover uma estratégia equitativa, que garanta o direito à saúde a todos os adolescentes privados de liberdade nas UNEIs. “Essa ação reforça a necessidade de ações inclusivas voltadas para essa população vulnerável”, ressaltou.

A campanha seguirá as orientações do PNI, respeitando o calendário vacinal estabelecido para a faixa etária dos jovens. Serão ofertados os seguintes imunizantes:

HPV;

Dupla adulto (difteria e tétano) – dT;

Influenza (gripe) anual;

Meningocócica conjugada ACWY ou C;

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);

Dengue;

Raiva;

Hepatites A, B ou A e B;

Febre Amarela; e

Covid-19.

A atividade busca resgatar a cobertura vacinal desses adolescentes, assegurando que todos estejam protegidos contra doenças preveníveis por meio de vacinas.

 



Fonte: Ligado na Notícia



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  17/06/2025
Naviraí- Ao atender corrida motorista de aplicativo é amarrado e tem carro roubado por bandidos
GERAL  17/06/2025
Uems lança Edital simplificado de Bolsas Pibex para atuar em projetos institucionais
POLíCIA  17/06/2025
Morto pela PM após tentar atirar no tio tinha 50 passagens por tráfico e roubo
GERAL  17/06/2025
Naviraí-GEROB conclui construção de rotatória e garante fluidez no trânsito na Avenida Ponta Porã
POLíCIA  17/06/2025
Droga avaliada em mais de meio milhão é encontrada em encomendas dos Correios
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909