Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 05 DE FEVEREIRO DE 2025
11 de DEZEMBRO de 2024

Naviraí-PF cumpre 10 mandados em nova operação contra compra de votos

Fotos:Divulgação/PF

 

Nesta quarta-feira (11/12), a Polícia Federal em Naviraí cumpriu 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral no âmbito de investigações que apuram suposta corrupção eleitoral consistente em compra de votos nas eleições municipais de 2024.

A operação é desdobramento das investigações iniciadas no dia anterior às eleições e deflagrada na semana seguinte, que demonstrou indícios da existência de um esquema de compra de votos por meio de abastecimentos de combustível em nome de um clube esportivo naquela cidade.

Com o avanço das investigações, os policiais identificaram outros intermediadores do esquema criminoso, que envolvia não apenas o fornecimento de combustíveis, que representou um aumento de mais de 1.000% em relação à média de gastos normais do clube de futebol, mas também atuação logística no transporte de eleitores no dia das eleições, o fornecimento de falsos atestados médicos e benefícios em dinheiro para eleitores e intermediadores.

Foto:Divulgação

O caso

Os trabalhos de investigação começaram um dia antes da eleição, quando denúncia chegou à Polícia Federal que solicitou à Justiça Eleitoral a expedição de um mandado de busca em um posto de combustíveis na região central da cidade.

No dia 9 de outubro, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca após denúncia de compra de voto do vereador eleito, Brendo Caique Barbosa dos Santos (PSDB), bem como do seu pai, Cícero dos Santos.

Segundo a denúncia, eleitores teriam recebido vantagem patrimonial (combustível) para obtenção de votos na eleição de domingo. Brendo foi o quarto mais votado, com 797 votos.

A PF relatou que em duas oportunidades chegou a faltar combustível para as viaturas da polícia abastecer. Segundo a denúncia, os envolvidos utilizaram a conta do Clube Esportivo Naviraiense, o qual Cícero é o presidente.

Os policiais apreenderam no posto, notas fiscais e anotações manuais indicando suposta compra de votos. Para a Polícia Federal, os dados apontam suspeita de fornecimento de combustíveis em troca de voto.

“Documentos e dados de sistemas de informática obtidos no posto corroboraram a denúncia, constatando-se múltiplos abastecimentos vinculados à conta do clube”, diz em nota a Polícia Federal.

O Clube gastou, em agosto deste ano, R$ 2.900 em combustíveis no posto localizado no centro de Naviraí. No mês seguinte, o valor em abastecimentos feitos na conta do time saltou para R$ 25 mil e se manteve “fora do padrão” nos primeiros dias de outubro.

Com base nessas informações, foi solicitada à Justiça a expedição de novos mandados de busca e apreensão em seis endereços, incluindo as residências do candidato e de seu pai, a sede do clube de futebol e a residência do presidente do clube.

A operação contou com a participação de 24 policiais federais, que cumpriram os mandados nas primeiras horas da manhã.

Durante as buscas, alguns investigados haviam apagado dados de seus celulares, possivelmente para ocultar provas.

Também foram encontrados documentos relacionados ao inquérito policial, rasgados e escondidos no sistema de escoamento de águas pluviais da residência de um dos envolvidos.

 



Fonte: Redação



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  05/02/2025
Sebrae oferece 150 vagas para empresas de Dourados e Amambai participarem do Brasil Mais Produtivo
GERAL  05/02/2025
Economia forte: abertura de empresas em Mato Grosso do Sul cresceu 50,5% em janeiro
POLíCIA  05/02/2025
Mundo Novo-Polícia Civil fecha boca de fumo e prende mulher em flagrante por tráfico
GERAL  05/02/2025
Ambulâncias, caminhonetes e Vacimóvel: 114 novos veículos para atender à saúde em MS
POLíCIA  05/02/2025
Traficantes usavam carro de funerária para transportar cocaína e maconha em MS
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909