Na madrugada do dia 1 de janeiro, a Polícia Militar de Naviraí, realizou a apreensão de 181, 340 kg (cento e oitenta e quilos trezentas e quarenta gramas) de maconha em uma residência localizada na Avenida Amambaí.
A Polícia Militar chegou até a droga após ser acionada para comparecer na referida residência, aonde um amigo do morador do local, informou que o carro do seu pai, um veículo Fiat Uno, que estava estacionado dentro da garagem da casa, havia sido colidido no setor frontal por outro veículo sendo um VW Gol, conduzido pelo irmão de seu amigo.
A equipe da Força Tática foi até a referida residência, aonde ao chegaram encontraram a vitima e o Rafael que conduzia o veículo que teria provocado o acidente. Para os policiais militares Rafael informou que tentou manobrar o veículo Gol da garagem da casa quando veio a colidir contra o veículo Fiat Uno que estacionado no mesmo local. Ainda segundo Rafael, na residência teria ocorrido um desentendimento e vias de fato contra o seu irmão Daniel, que teria fugido do local, quando a polícia foi acionada, pois o mesmo estava estaria guardando maconha no quarto do fundo da casa.
Rafael pediu para os policiais adentraram no quarto, aonde os militares em vistoria encontraram a droga escondida no forro. A guarnição da Força Tática em checagem junto aos sistemas policiais constatou que contra Rafael havia um mandado de prisão em aberto, sendo assim dado voz de prisão ao mesmo.
Rafael assim como a droga a aprendida, foi levado pela equipe da Força Tática para o 1ª DP (Delegacia de Polícia Civil) de Naviraí aonde o caso foi registrado como tráfico de drogas. Segundo a Polícia, essa apreensão de droga gerou um prejuizo ao tráfico de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).