Untitled Document
DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2025
14 de FEVEREIRO de 2025

Se prepare para o calorão: sistema meteorológico intensifica calor e temperatura fica próxima dos 40°C

Calor fica mais intenso em cidades de MS (Henrique Arakaki, arquivo Jornal Midiamax)

 

Quem mora em Mato Grosso do Sul vivencia, nos últimos dias, um misto de chuva e muito calor. Mas, embora existam alertas de tempestades, um sistema meteorológico, na segunda quinzena de fevereiro, promete dias de temperaturas bastante elevadas, próximas dos 40°C.

O meteorologista Vinicius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), explica que a mudança climática ocorre devido à passagem de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis).

Segundo o especialista, o VCAN é um sistema meteorológico que inibe a formação de nuvens e, consequentemente, faz com que as temperaturas fiquem mais elevadas.

“Esse sistema faz um movimento do ar subsidente. Empurra o vento de cima para baixo, e como as nuvens precisam ter movimento de baixo para cima, ou seja, o ar tem que subir, acaba que o calor fica próximo da superfície e a temperatura suba”, explica.

O meteorologista afirma que a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis começou nesta semana, no entanto, uma nova passagem ocorre no início da segunda quinzena de fevereiro.

“Tivemos um vórtice ciclônico e teremos mais um que vem do nordeste e entra no centro-oeste pelo sudeste do país”, indica.

Apesar do sistema meteorológico, que inibe a formação de nuvens, ainda podem ocorrer pancadas de chuva.

“A chegada do VCAN não significa que que não vai chover, apenas que a condição meteorológica é menos favorável para chuvas mais regulares. A expectativa é de que o tempo fique mais firme e mais quente, mas podemos ter dias de pancadas de chuvas fortes, mas pontualmente”, observa.

Calor é perigo iminente à saúde

As altas temperaturas são consideradas risco iminente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o calor intenso tem relação direta com o aumento de mortes e corresponde a 7% das internações no SUS (Sistema Único de Saúde).

Entre os problemas de saúde mais comuns relacionados ao calor estão: estresse, insuficiência cardíaca e lesão renal aguda por desidratação, além de aumentar medidores inflamatórios no organismo e intensificar doenças alérgicas como asma, rinite e dermatite atópica.

“O calor passa a sensação de ser menos agressivo ou mais tolerável pelas pessoas. É essa falsa percepção que faz com que ondas de calor sejam extremamente perigosas para a saúde humana”, ressalta a Asbai.

Para aliviar os impactos da alta temperatura, seguem os principais cuidados:

Hidratação reforçada;

Usar umidificador de ar, ou alternativas caseiras para aumentar a umidade no ambiente;

Pele bem hidratada;

Evitar exposição ao sol;

Observar qualquer sinais de desidratação e de dificuldade para respirar.

 



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2025
Morador de Naviraí é encontrado morto com tiros na cabeça e no peito em estrada vicinal de Rio Brilhante
POLíCIA  19/04/2025
Naviraí-Homem é preso após furtar e queimar fios de residência
POLíCIA  19/04/2025
Idoso perde R$ 37 mil após golpe por chamada de vídeo
GERAL  19/04/2025
Naviraí-Confira as Ofertas validas para esse final de semana do Supermercado Santos
GERAL  19/04/2025
Previsão para feriadão de Páscoa e Tiradentes é de dias mais frio em MS.
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909