Untitled Document
DOMINGO, 20 DE ABRIL DE 2025
28 de FEVEREIRO de 2025

Pix por aproximação começa a valer nesta sexta-feira; entenda o funcionamento

Imagem ilustrativa (Marcelo Casal Jr, Agência Brasil)

O Pix por aproximação, nova funcionalidade implementada pelo Banco Central, passou a valer, oficialmente, em todo o território nacional, nesta sexta-feira (28). A função permite a realização de pagamentos instantâneos ao encostar o celular na maquininha, com a tecnologia NFC (Near Field Communication, cuja tradução é “Comunicação em Campo Próximo”).

Como vai funcionar o Pix por aproximação?

Além de pagar compras de forma física a partir da tecnologia NFC, explicada anteriormente, o Pix por aproximação também poderá ser utilizado para compras online, com apenas um clique, dispensando o uso de leitura de QR Code.

O procedimento, que é semelhante ao pagamento por aproximação com cartão de crédito ou débito, terá o limite de R$ 500 por transação.

Até a tarde de ontem, quinta-feira (27), somente o Google Pay estava cadastrado no Banco Central, por isso, a novidade só funcionará no Android, o sistema operacional do Google. É esperado que, em breve, a Apple também libere a funcionalidade para o sistema iOS.

Pelo menos dois bancos, Bradesco e Banco do Brasil, oferecem a tecnologia dentro de seus aplicativos. A expectativa é que outros bancos passem a oferecer a funcionalidade em seus aplicativos a partir desta sexta-feira.

As outras formas de iniciação, como a chave e o QR Code continuam existindo. A funcionalidade é de disponibilidade facultativa, tanto para carteiras digitais, como para bancos e para provedores de maquininhas. Além disso, o Pix por aproximação é possível apenas em maquininhas habilitadas. 

Como ativar o Pix por aproximação?

Para ativar o Pix por aproximação em uma carteira digital, é necessário vincular a conta bancária a essa carteira, parecido com o que se faz com os cartões de pagamento. No momento da vinculação da conta, o usuário será automaticamente direcionado para a instituição onde possui conta para confirmar essa autorização.

Após a vinculação da conta, no momento do pagamento, basta optar pelo pagamento por Pix, aproximar o aparelho celular à maquininha, revisar se as informações do pagamento estão corretas e confirmar.

Quais bancos já testaram o Pix por aproximação?

Entre os bancos e instituições de pagamento que testavam a tecnologia estão Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander.

Além disso, um total de 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para estender o pagamento por aproximação ao Pix: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (que pertence ao Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e Sumup.



Fonte: Midia Max



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  19/04/2025
Morador de Naviraí é encontrado morto com tiros na cabeça e no peito em estrada vicinal de Rio Brilhante
POLíCIA  19/04/2025
Naviraí-Homem é preso após furtar e queimar fios de residência
POLíCIA  19/04/2025
Idoso perde R$ 37 mil após golpe por chamada de vídeo
GERAL  19/04/2025
Naviraí-Confira as Ofertas validas para esse final de semana do Supermercado Santos
GERAL  19/04/2025
Previsão para feriadão de Páscoa e Tiradentes é de dias mais frio em MS.
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909