O Governo de Naviraí está executando uma série de obras visando proporcionar a melhoria no setor viário, sobretudo, a autonomia na mobilidade urbana. Dentre elas, o prefeito Rodrigo Sacuno determinou a construção de calçadas nos fundos e lateral da sede da Gerência de Obras, construção de vagas de estacionamentos na Avenida Dourados e, simultaneamente, a retirada, com extração total de tocos de árvores que sofreram poda radical, mas, foram deixados no local atrapalhando a circulação de pessoas e veículos.
O calçamento nas laterais direita da Avenida Amélia Fukuda e Rua dos Jardins, uma melhoria aguardada há anos pela população, finalmente foi realizada. A Gerência de Serviços Públicos construiu no local as calçadas e o Núcleo Municipal de Trânsito, simultaneamente, executou a sinalização horizontal que foi concluída na noite de quarta-feira (12-03), com pinturas dos meios-fios e sinalização do acesso aos cadeirantes.
“Era vergonhoso, ver aqui, bem no centro da cidade, ao lado do Paço Municipal, as pessoas andando em terra e quando chovia enfrentavam aquele lamaçal e o barro. Por isso, determinamos a imediata construção desses passeios públicos para facilitar o trânsito dos pedestres e garantir a mobilidade urbana. Pensamos no direito fundamental de ir e vir definido no artigo 5º, inciso XV, da Constituição Federal”, argumentou o prefeito Rodrigo.
Com o mesmo propósito de garantir a livre circulação do cidadão, a Administração “Compromisso com o Futuro” está extraindo inúmeros tocos de árvores que foram deixados há anos em canteiros ou calçadas no centro da cidade, que, além de ser empecilho para o trânsito empanam o visual urbanístico de Naviraí.
“Estas melhorias estão proporcionando qualidade aos espaços reservados ao trânsito de nossos pedestres. Para dar uniformidade nas calçadas, também cobramos a instalação do piso tátil para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Enfim, estamos zelando e melhorando nossa cidade e continuaremos investindo em serviços que garantam o exercício do direito de trânsito seguro, ao mesmo tempo que vamos dando bonito visual urbanístico para Naviraí”, destacou o prefeito Rodrigo Sacuno.
Pedestres acessam calçada nova recém construída pela Prefeitura de Naviraí na Rua dos Jardins. ©Roney Minella/PMN