A cidade de Itaquiraí foi cenário de um crime bárbaro que gerou grande comoção e medo na comunidade. A vítima, uma mulher de 34 anos, foi brutalmente atacada com um facão pelo seu ex-companheiro, Francisco de Freitas Carvalho, de 56 anos, em uma tentativa de feminicídio que chocou a população local.
A vítima, que possuía medidas protetivas de urgência contra o autor e se separou do mesmo após terem convivido um tempo juntos, foi surpreendida por volta das 2h50m da madrugada de ontem, segunda-feira (14), quando estava saindo para trabalhar. Ao passar pelo portão de sua casa para ir ao ponto de ônibus, foi atacada pelo autor que saiu detrás de um muro da casa vizinha e veio em sua direção empunhando um facão e tentou contra sua vida, desferindo-lhe golpes que acertaram seus braços, mãos e pescoço. Logo após ele fugiu do local tomando rumo ignorado. A vitima foi socorrida e encaminhado para o Hospital municipal da cidade.
Diante da gravidade da situação, ao tomar conhecimento dos fatos, a Polícia Civil de Itaquiraí, com o apoio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Naviraí, iniciou diligências imediatas para localizar e prender o autor do crime. A operação contou com o empenho dos agentes da Polícia Civil e a supervisão das autoridades policiais, incluindo o Delegado Titular de Itaquiraí, Dr. Eduardo Lucena, e o Delegado Regional de Naviraí, Dr. Edson Ubeda.
As investigações realizadas pelas equipes de polícia revelaram que Francisco. havia se escondido na residência de um familiar, localizada no Bairro Jardim Primavera, em Itaquiraí. De forma precisa e eficiente, os policiais localizaram o autor em uma residência do bairro Jardim Primavera, e procederam à sua prisão sem maiores confrontos.
O autor confessou o crime e indicou o local onde havia descartado o facão utilizado na agressão: cerca de 200 metros do local do ataque, próximo a um poste. A arma do crime foi apreendida, fortalecendo ainda mais a comprovação da tentativa de feminicídio e a gravidade do ato.
“A operação, que resultou na prisão rápida do autor, tem como principal objetivo demonstrar a força do Estado na repressão à violência contra a mulher. A ação também reforça o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em garantir uma pronta resposta à sociedade, assegurando que crimes como esse não fiquem impunes e que a justiça seja devidamente aplicada”.
Encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Iatquraí, Francisco foi autuado em flagrante pelos crimes de feminicidio,violência domestica e familiar, na forma tentada e descumprir decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência.