Um idoso de 66 anos procurou a Polícia Civil na quinta-feira (17) após perceber que havia sido vítima de um golpe bancário e perdido R$ 37 mil de sua conta. O caso ocorreu em Campo Grande e está sendo investigado pelas autoridades.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem recebeu uma chamada de vídeo pelo WhatsApp de um indivíduo que se apresentou como gerente do banco onde o idoso possui conta. Durante a ligação, o golpista afirmou que havia uma transação suspeita registrada em nome da vítima e que, para regularizar a situação, seria necessário realizar um procedimento de estorno.
O criminoso então solicitou que o idoso compartilhasse a tela do celular e fornecesse informações bancárias pessoais, sob o pretexto de resolver o suposto problema.
Confiando na identidade falsa apresentada, o idoso atendeu aos pedidos. Pouco tempo depois, ao acessar sua conta bancária, percebeu que havia sido realizado um Pix no valor de R$ 37 mil, sem o seu conhecimento. A vítima relatou à polícia que não se recorda com precisão de como a transação foi efetuada, devido à sequência de orientações dadas pelo golpista durante a ligação.
A Polícia Civil investiga o caso como estelionato e orienta a população a não fornecer dados bancários ou permitir acesso remoto ao celular, mesmo diante de ligações supostamente feitas por instituições financeiras. Em caso de dúvida, a recomendação é encerrar o contato e procurar diretamente o banco pelos canais oficiais.