Com previsão de início imediato das obras e aportes que somam quase R$ 17 bilhões ao longo de 29 anos, a BR-163, principal eixo rodoviário de Mato Grosso do Sul, seguirá sob administração da CCR, agora rebatizada como Motiva Infraestrutura de Mobilidade S.A.
O leilão foi realizado ontem, quinta-feira (22), às 13h (horário de MS), na B3, em São Paulo, e contou com a inscrição de apenas uma empresa: a atual concessionária.
A BR-163 corta o Estado de Norte a Sul e possui 845,9 km de extensão. Pelo novo contrato de concessão, o trecho será parcialmente duplicado, com 203 km contemplados, e contará com importantes melhorias estruturais, como faixas adicionais, contornos, vias marginais, viadutos, 22 passarelas e três Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que só nos três primeiros anos serão investidos R$ 2,06 bilhões em obras prioritárias.
O contrato também traz novidades ao usuário da rodovia: isenção de tarifas para motocicletas, desconto de 5% para veículos com TAG e reduções progressivas no pedágio para usuários frequentes.
Para Eduardo Camargo, vice-presidente de Rodovias da Motiva, o novo contrato é vantajoso para todos os envolvidos. “Eu não tenho dúvida que o contrato da MSVia hoje foi a melhor solução para o Estado do Mato Grosso do Sul e a melhor solução para o Brasil”, afirmou.
Segundo ele, o aditivo contratual traz investimentos superiores aos previstos em possíveis relicitações e garante tarifas menores. “A nossa previsão é assinar esse aditivo pelas regras do edital no início de agosto. O nosso compromisso interno é a gente já dar ordem de serviço para início da mobilização das obras a partir do mês de junho. Então, a Motiva está pronta para iniciar todas as intervenções previstas nesse contrato”, reforçou.
Presente ao leilão, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, celebrou o que classificou como uma tarde histórica para o Estado. Ele destacou a importância da via para o desenvolvimento regional e agradeceu ao governo federal pela viabilização do novo modelo de concessão.
“A primeira saudação é de alegria, de satisfação, de agradecimento […] para construir um modelo, que é o primeiro no país, mas abre um precedente extremamente importante […]. A segunda mensagem obviamente é de apreensão e do compromisso que nós temos com a população do Mato Grosso do Sul de reconstruirmos caminho, de reconstruir credibilidade, de levar desenvolvimento a essa via que é a principal artéria do nosso Estado”, afirmou.
O contrato deverá ser assinado entre dois e quatro meses após o leilão. A CCR MSVia, agora Motiva, administra a BR-163 desde 2014. Na concessão original, estava prevista a duplicação total da rodovia em cinco anos, o que não foi cumprido.