Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 04 DE JUNHO DE 2025
30 de MAIO de 2025

Naviraí participa do projeto: Você escolhe a ave símbolo da Mata Atlântica!

 

No Dia da Mata Atlântica (27/05), o projeto de educação ambiental: Amigos e Amigas das Aves lançou uma enquete popular para eleger a ave símbolo da Mata Atlântica!

Ambientalistas, representantes da Prefeitura Municipal de Naviraí estão participando do projeto e convidam todos para participarem da votação, escolhendo a ave de sua preferência.

A ideia é valorizar e dar visibilidade à rica biodiversidade de aves desse bioma tão importante e ameaçado.
Qualquer pessoa pode participar escolhendo a sua ave preferida, ou seja: escolhendo dentre as 10 aves candidatas somente uma ave que represente a cultura, a rica biodiversidade e a beleza do bioma Mata Atlântica, suas áreas úmidas (wetlands) e recursos hídricos associados no Mato Grosso do Sul.
A proposta considera a pré-seleção de 10 aves indicadas pelo grupo de instituições e especialistas que apoiam este projeto.

Saiba sobre a Enquete

A enquete para a escolha da Ave Símbolo nos domínios da Mata Atlântica em território sul-mato-grossense será realizada do dia 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, ao dia 2 de junho. O resultado será divulgado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

A enquete apresentada logo mais na Seção 3, considera a pré-seleção de 10 aves indicadas pelo grupo de instituições e especialistas que apoiam este projeto. Qualquer pessoa pode participar escolhendo a sua ave preferida, ou seja: escolhendo somente uma ave dentre as 10 aves candidatas a ave símbolo.

Se houver empate entre duas ou mais espécies, a ave símbolo da Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul será escolhida mediante a análise da Comissão Técnica, que irá considerar critérios, como a autoecologia das espécies, as características de habitat, ocorrência, distribuição no território, status de conservação, tamanho populacional e endemismo potencial. Assim, para fazer a sua escolha, leve em consideração a distribuição geográfica, ocorrência, habitat  e a autoecologia das espécies.

Acesse o link e vote na sua ave favorita!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf5fioWfDofeZ5oAV5SpFw74RToJ9ul8DZ1JulEgc-9f5Pm1A/viewform?usp=dialog

Marque os amigos e amigas das aves e ajude a espalhar essa ideia. Vamos juntos fortalecer o amor e o cuidado com nossa natureza!

Instituições Envolvidas:
• Ambiental MS Pantanal e Águas Guariroba;
• Clube de Observadores de Aves – COA da Grande Dourados
• Fundação de Rotarianos de Mato Grosso do Sul – Organização Não Governamental
• Fundtur – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística
• GEBIO – Grupo de Estudos em Proteção da Biodiversidade – Organização Não Governamental
• IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul/Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – PEVRI
• Instâncias Regionais do Turismo – IGR Caminhos da Fronteira, IGR Caminhos da Natureza Cone Sul, IGR Celeiro do MS, IGR Vale das Águas
• Prefeituras de Eldorado (MS), Naviraí (MS) e Taquarussu (MS);
• Programa de Pós – Graduação em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental – UEMS – Mundo Novo;
• Rotary Club de Campo Grande; e
• RPPN Ernesto Vargas Baptista.

 



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  03/06/2025
Naviraí-Serviços Públicos finaliza pintura de prédios e mantém frentes de revitalização urbana
POLíCIA  03/06/2025
Operação contra o Comando Vermelho prende um em MS por ameaças
POLíCIA  03/06/2025
Mundo Novo - DOF apreende dois caminhões com quase 20 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai
GERAL  03/06/2025
Após retração em 2024, PIB do Agro em MS deve bater recorde, com alta de 13,5%
POLíCIA  03/06/2025
PM de MS divulga resultados da Operação Falcão, desenvolvida nas áreas rurais do Estado
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909