Untitled Document
SÁBADO, 07 DE JUNHO DE 2025
05 de JUNHO de 2025

Naviraí-Educação Ambiental em evidência o ano todo ganha destaque especial nessa Semana

Fotos:Divulgação

 

A GEMA – Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí aproveitando a comemoração da 21ª Semana de Educação Ambiental no município, reforça seu compromisso com a sustentabilidade, destacando que tais ações são realizadas de forma contínua durante todo o ano. Nesta semana, a prefeitura dedica um esforço especial para ampliar a divulgação de todas essas iniciativas à comunidade.

As ações de Educação Ambiental são desenvolvidas pelo Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental da Gerência Municipal de Meio Ambiente e tem por objetivo promover a sensibilização e a valorização do meio ambiente em Naviraí, com focos diversos, sendo: Unidades de Conservação, resíduos sólidos, fauna, flora, recursos hídricos, queimadas, entre outros.

Além das ações já previstas, são desenvolvidas outras em parceria do CONISUL com apoio da Itaipu Binacional, bem como ações em cumprimento das demandas do Programa ICMS Ecológico.

Foto:Divulgação

Tais atividades são desenvolvidas em parceria com diversas instituições de ensino e órgãos públicos, buscando alcançar diferentes públicos-alvo, e fomentar uma cultura de sustentabilidade, entre eles, podemos destacar: Polícia Militar Ambiental, Cooperativa Recicla Naviraí, GEBIO, IMASUL, COMDEMA, universidades, escolas municipais, estaduais e particulares.

Foto:Divulgação

Em relação as ações de resíduos sólidos, as mesmas são realizadas pela equipe técnica da GEMA e também através da parceria com a equipe de comunicação da Cooperativa Recicla Naviraí. O foco principal das ações estão naquelas que visam estimular a redução da geração dos resíduos sólidos urbanos, incentivar adoção de ações de reutilização dos materiais e promover ações de correta segregação dos resíduos recicláveis.

Cabe aqui destacar as demais Ações de Educação Ambiental, sendo:

- Programa de Educação Ambiental das Unidades de Conservação do Município de Naviraí/MS (PEA/UCs);

Trata-se do primeiro programa do Estado, específico para Unidade de Conservação, com atividades distribuídas ao longo do ano.

O mesmo possui 04 linhas de ação, sendo: Criação de Mídias Digitais e Impressas para as Unidades de Conservação, Aulas de Campo e Visitação Guiadas nas Unidades de Conservação, Palestras e Eventos, e Pesquisas de Campo.

- Ação pontual Dia da Água;

- Ação pontual Dia da Árvore;

- Ação pontual Vamos Cuidar da Nossa Fauna;

- Ação Pontual Semana de Educação Ambiental;

- Campanha de Combate as Queimadas Urbanas;

- Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico;

- Projeto Rio + Limpo;

- Projeto Um Dia no Parque;

- Global BIG DAY.

“Todas estas ações que o município realiza por intermédio da Gerência de Meio Ambiente, nós divulgamos nas mídias digitais da gerência, e também através do site da Prefeitura. Atendendo determinação do Chefe do Executivo, buscamos envolver o maior número possível de pessoas nas ações de educação e conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, democratizamos as informações para que o cidadão possa, a cada dia, ter acesso aos trabalhos em desenvolvimento e contribuir com a construção de uma Naviraí cada vez mais sustentável. A preservação e conscientização ambiental são essenciais para a meta de um meio ambiente ecossustentável e, sobretudo, promover o bem-estar da população com qualidade de vida às famílias, agora e, principalmente, no futuro”, frisa o gerente de Meio Ambiente, professor João do Carmo Neves, o Chocolate, um dos principais ambientalistas de Mato Grosso do Sul.

Foto:Divulgação

 



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  06/06/2025
Itaquiraí-Homem é preso pela PRF por embriagues, mulher paga fiança e depois é agredida por ele que volta a ser preso pela PM
POLíCIA  06/06/2025
Polícia apreende meio milhão em ouro durante ação contra crime organizado
GERAL  06/06/2025
Atenção: licenciamento de veículos com placas de finais 4 e 5 em MS vence em junho
POLíCIA  06/06/2025
Brasil e Paraguai: operação destrói 800 toneladas de maconha e plantações do tamanho de 250 campos de futebol
POLíCIA  06/06/2025
Iguatemi-Polícia Civil prende homem por tentativa de Golpe do Seguro
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909