Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
17 de MAIO de 2021

Garantido em Tóquio-2021, atleta de Itaquiraí assegura mais um ouro na Copa do Mundo de Paracanoagem

Fernando Rufino já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Verão 2021, de Tóquio, no Japão (Fotos: Divulgação/ICF)

O sul-mato-grossense Fernando Rufino de Paulo assegurou, no sábado (15), a segunda medalha de ouro na etapa de Szeged, na Hungria, da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, seu último compromisso antes da Paralimpíada de Tóquio-2021. Desta vez, o paratleta apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), foi o mais rápido na prova de 200 metros da classe KL2 masculino (caiaque para atletas que utilizam braços e tronco para remada).

Para alcançar o lugar mais alto do pódio, Rufino bateu a marca de 44s22 e deixou para trás o ucraniano Mykola Syniuk (44s43) e o britânico David Phillipson (44s88). Popularmente conhecido como "Cowboy de Aço", o paracanoísta foi o melhor brasileiro na competição na Hungria. Na sexta-feira (14), pela classe VL2 (canoa) masculino, ele terminou a disputa em 54s28, faturando o ouro.

O paratleta é natural de Eldorado, mas atualmente reside em Itaquiraí e em Ilha Comprida, no interior de São Paulo, onde realiza os treinamentos de alta performance e rendimento. "Conquistar essas duas medalhas de ouro neste evento, no nível super alto que estava, é motivo de muito orgulho, de muita felicidade, de um trabalho com meu treinador Thiago Pupo, um cara sensacional", comemorou.

"Estou representando o meu Brasil, a minha família, minha cidade Itaquiraí (MS), o meu povo e a cidade de Ilha Comprida (SP), onde eu faço meu treinamento e que é o polo da paracanoagem. Fico muito feliz e honrado de levar essas medalhas pra casa e reforçar o meu passaporte para Tóquio, acreditando que a gente possa trazer mais medalhas olímpicas", completou Rufino, em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

A seleção tupiniquim fechou a Copa do Mundo de Canoagem Velocidade e Paracanoagem na Hungria com quatro medalhas. Além das condecorações douradas do Cowboy, uma prata e um bronze foram garantidos. Assim, o Brasil terá sete cotas na paracanoagem.

Fernando Rufino já está classificado para os Jogos Paralímpicos de Verão 2021, de Tóquio, no Japão, e levará as cores de Mato Grosso do Sul ao maior evento esportivo do mundo, de 24 de agosto a 5 de setembro. Ele disputará os 200 metros no caiaque (KL2). O paratleta assegurou a vaga em 2019, após terminar em sexto lugar na mesma Copa do Mundo Paracanoagem, em Szeged, na Hungria.



Fonte: Assessoria



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  23/04/2024
Naviraí-Polícia Militar prende homem que esfaqueou uma mulher e matou outra durante uso de drogas
GERAL  23/04/2024
Antes da próxima frente fria, MS tem calor acima da média e tempo seco até o final de abril
POLíCIA  23/04/2024
Carreta furtada no Paraná é recuperada em abordagem na BR-376 em Ivimhema
GERAL  23/04/2024
Mesmo sem obrigação, número de eleitores adolescentes cresce 21% após 12 anos
POLíCIA  23/04/2024
Detento que cavou buraco em canil para fugir da Penitenciária de Dourados é preso em Goiás
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909