Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2022
14 de JULHO de 2022

Após Anvisa aprovar ontem, MS só espera Ministério oficializar para vacinar bebês contra Covid

Vacinação de crianças contra a covid-19 na UBS 5 de Taguatinga Sul (Foto: José Cruz - AB)

A SES-MS (Secretaria de Estado da Saúde), já apontou nesta quinta-feira (14), que o governo de Mato Grosso do Sul, está preparado e quer vacinr o quanto antes as crianças-bebês, que passaram a ser elegivel para tomar a vacina contra a Covid. Mas, o Estado aguarda decisão do Ministério da Saúde para começar a vacinar crianças de três a cinco anos contra doença, com doses do imunizante Coronavac. O público deste menores, foi ‘liberado’ nesta quarta-feira (12), pela aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que deu autorização da aplicação do imunizante para os brasileirinhos desta faixa etária.

O secretário estadual de Saúde, Flávio Britto, ressalta que a vacinação será importante para proteger crianças, já que as aulas presenciais retornaram e houve aumento de casos de doenças gripais neste grupo. Bem como lembra, que este e os demais com maior idade já liberado tem que se vacinar, sendo que pais e responsáveis tem que pensar muito mais na segurança e saúde dos pequenos, pois a procura tem sido abaixo do esperado em MS, como pelo Brasil.

“Os leitos por vários agravos, infantis e pediátricos, tiveram uma crise recente. As crianças estavam trancadas em suas casas estudando, fazendo lazer, e de repente, voltaram às aulas. Tem também a questão do clima [inverno]. Contudo, os pais que já se protegeram, em MS temos 85% de vacinados, não estão pensando muito nos filhos, deixando de levar os menores, que não atingimos nem 50% da quantia que temos”, comentou Brito;

Mas, o titular da SES, antecipa, que também este público, dos 3 a 5 anos, será incluído, assim que liberado totalmente. “Desta forma, a aplicação será possível, assim que tiver uma regulamentação do Ministério da Saúde. Foi aprovado ontem, mas tem que haver a portaria, liberação e envio de oficialização e doses pelo Ministério da Saúde. E já digo que estamos preparados, pois temos doses em MS para início imediato”, lembrou o secretário

Coronavac infantil

A vacina aprovada ou a liberação oficial pela Anvisa, remete que a mesma poderá ser aplicada em crianças acima dos três anos e imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade. Será feita aplicação em duas doses, com intervalo de 28 dias.

O imunizante é o mesmo usado em adultos, sem adaptação de versão pediátrica. A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan, em março deste ano, para liberação do imunizante contra a covid-19 para essa faixa etária.

A Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil desde 17 de janeiro de 2021, mas foi somente em janeiro de 2022 que a Anvisa ampliou uso da vacina a crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade.



Fonte: EnFoqueMS



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  10/08/2022
Itaquiraí-Polícia Civil e Dracco apreende três menores acusados de matar sitiante e jogar corpo em rio
POLíCIA  10/08/2022
Advogada é presa por apoiar plano de fuga do PCC
POLíCIA  10/08/2022
Em fuga com Saveiro, traficante arranca cinco coqueiros e morre na BR-376
POLíCIA  10/08/2022
Vítima procura polícia para denunciar furto e ao voltar para casa encontra suspeito dormindo na própria cama
POLíCIA  10/08/2022
Paraguai e Brasil 'invadem' fazendas do narcotráfico na fronteira
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909