As câmeras de segurança da concessionária CCR/MS vigiam a rodovia BR-163 sem interrupções. As imagens, aliás, se tornaram um importante instrumento de trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que faz uso delas para forçar a mudança de comportamento dos condutores.
Na sexta-feira, dia 20 de Dezembro, foi realizada uma ação conjunta de fiscalização por vídeo-monitoramento na Unidade Operacional da PRF, no Centro de Controle da CCR/MS, localizado no km 454 da BR-163/MS, em Campo Grande (próximo ao Posto Platinão). As medidas vão ser realizadas em outros pontos do estado.
O objetivo é reforçar a segurança viária por meio do monitoramento de infrações e abordagem a motoristas que descumprirem as normas de trânsito. "Os veículos foram abordados pela PRF e informados da infração cometida. O condutor, caso seja de seu interesse, pode assistir a infração cometida. Assim, a gente realiza tanto a parte de fiscalização quanto a educativa", afirma Inspetor da PRF Jacques Douglas.
Ao longo da manhã, vários condutores foram abordados e convidados a irem à Unidade Operacional da PRF para assistir a própria infração e receber orientações a respeito. Um das infrações mais rotineiras é a ultrapassagem proibida.
"O condutor precisa se atentar para trafegar com segurança. Por vezes, ele começa a ultrapassagem em um ponto permitido e logo à frente um local proibido e nesse caso seria uma infração de trânsito termina no proibido", explica o inspetor da PRF.