A Polícia Militar da cidade de Itaquiraí, na tarde de domingo (16), durante patrulhamento, avistaram uma carreta com características suspeitas estacionada nos fundos de um supermercado. Ao ser abordado, o motorista informou que estava carregado com soja, porém empreendeu fuga a pé em direção ao Assentamento Indaiá Cinturão Verde.
Após perseguição, a equipe policial conseguiu capturá-lo. Ao realizar buscas na careceria do veículo, foram encontradas aproximadamente 1.150 caixas de cigarro de origem paraguaia das marcas Rodeio, Palermo, Play e Eight.
Na cabine da carreta, foram localizadas cinco placas de identificação, que posteriormente seriam trocadas para enganar a fiscalização.
Em conversa com o motorista, que não teve o nome revelado pela polícia, ele relatou ter pego a carga na cidade de Iguatemi e que receberia R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para fazer o transporte do ilícito.
Diante da complexidade da ocorrência, foi solicitado o apoio da equipe de Força Tática do 12º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Naviraí. A apreensão um prejuízo estimado de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) ao crime organizado.