Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 09 DE MAIO DE 2025
08 de MAIO de 2025

Dourados-Prefeito se reúne com executivos da GOL e recebe sinal verde para retomada de voos

Antes do fechamento do aeroporto, Gol tinha voos diários de Dourados a São Paulo - Foto: Arquivo/Prefeitura de Dourados

O prefeito de Dourados, Marçal Filho, se reuniu na manhã de ontem, quarta-feira (7), na sede da GOL Linhas Aéreas, em São Paulo, para tratar da retomada das operações da companhia no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Durante o encontro, os executivos da empresa sinalizaram que a GOL voltará a operar em Dourados assim que o aeroporto for homologado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para voos comerciais.

Acompanhado do secretário municipal de Serviços Urbanos, Luís Roberto Martins de Araújo, responsável pelo processo de homologação do aeroporto, Marçal Filho saiu da reunião otimista. “Os executivos deixaram claro que Dourados sempre foi uma rota importante para a GOL. A volta dos voos é apenas uma questão de tempo”, destacou o prefeito.

A previsão é de que a Anac realize, nos próximos dias, a vistoria técnica final no terminal. A pista do aeroporto já foi aprovada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira, que liberou pousos e decolagens de aeronaves de grande porte. “Restam apenas trâmites técnicos para a liberação definitiva. Em breve, tanto a Anac quanto o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) devem homologar o aeroporto”, reforçou Marçal.

Marçal e Luís Roberto com os diretores da GOL na sede da empresa em São Paulo. Divulgação/Agecom

Durante a reunião, Marçal Filho e o secretário foram recebidos por Rafael Moreira Mello Araújo (diretor de Planejamento de Malha Aérea e Infraestrutura), Bruno Balan (diretor executivo de Planejamento de Malha Aérea) e Marcos Tognato (especialista em Relações Institucionais da GOL). A Infraero, responsável pela gestão do aeroporto, também participou do encontro.

“Reafirmamos que a Prefeitura está totalmente comprometida em oferecer as condições necessárias para o retorno da operação aérea em Dourados”, afirmou o prefeito.

Interesse de outras companhias

Marçal lembrou que, logo no início de sua gestão, também esteve com representantes da Azul Linhas Aéreas, acompanhado do deputado federal Beto Pereira (PSDB). Na ocasião, a empresa também demonstrou interesse em retornar à cidade tão logo a pista fosse homologada. “Agora temos a confirmação de duas grandes companhias e o interesse de outras regionais. Isso amplia a concorrência e garante melhores serviços e tarifas aos usuários”, acrescentou Marçal.

Esforço conjunto pela reativação do aeroporto

O retorno das operações comerciais em Dourados é resultado de um trabalho contínuo da administração municipal, com articulações junto ao Ministério de Portos e Aeroportos, Anac, Infraero e demais órgãos reguladores. O Aeroporto Regional permaneceu fechado por quase quatro anos devido às obras de reconstrução da pista de pouso e decolagem, iniciadas em 2021.

Histórico das operações

A Azul Linhas Aéreas iniciou os voos em Dourados em fevereiro de 2013, com duas frequências diárias operadas por aeronaves ATR 72-600. Os voos rapidamente alcançaram lotação máxima e, posteriormente, foram estendidos aos finais de semana. As operações foram encerradas em maio de 2021, com o início das obras no aeroporto.

Já a GOL Linhas Aéreas começou a operar em maio de 2019, com voos diretos para o Aeroporto de Guarulhos, em aeronaves Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros. A companhia também suspendeu os voos no mesmo período, devido à interdição do aeroporto para reformas.



Fonte: Dourados Agora



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  09/05/2025
Naviraí-Prefeito Rodrigo Sacuno participa de assembleia do SIMTED e proposta de reajuste é aprovada pela categoria
GERAL  09/05/2025
Volume de chuva registrado em abril beneficiou as lavouras de milho do Estado
GERAL  09/05/2025
MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
POLíCIA  09/05/2025
Investigação sobre morte de homem em Paranhos aponta relação com tráfico de drogas interestadual
POLíCIA  09/05/2025
Advogado é executado na fronteira em frente de escola
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909