O primeiro candidato oficial a prefeito em Naviraí, foi definido pelo PSOL no dia 24 de julho quando houve a convenção do partido. Jailson Cavalcante de Lima Ferro, que atua como o vendedor de motos e é conhecido como Jajá do Psol, será o candidato a prefeito, tendo Juliano Pereira como vice na chapa majoritária.
Nesta sexta-feira, 05 de agosto, as demais convenções definirão os demais candidatos que serão opção para os eleitores elegerem o prefeito no dia 02 de outubro.
No PSD, o atual prefeito Léo Matos colocou o nome a disposição para disputar a reeleição. A indefinição fica para o cargo de vice-prefeito. Nos bastidores cogita-se que o nome deva sair do PSB, cujo presidente do diretório municipal é o jovem empresário Fábio Chagas.
O PMDB tem o ex-prefeito Zelmo de Brida, como nome prioritário para encabeçar a chapa majoritária da legenda. Aliados na campanha das eleições municipais de 2012, Zelmo e Léo Matos serão adversários no leito eleitoral de 02 de outubro, caso os dois sejam confirmados como candidatos por suas respectivas legendas. A exemplo de Léo, Zelmo ainda não tem definido o nome do eventual candidato a vice e também sonha que o nome saia do PSB. Do contrário, terá que buscar o vice no próprio PMDB (Luiz Bruno ou Ronaldo Botelho) ou no PSL, cuja opção seria o atual vice-prefeito Jair Alves (Jair do IBGE) que deixou o PT.
Outra definição aguardada nos bastidores da política naviraiense, diz respeito ao Democratas (DEM), que deve oficializar a chapa majoritária com o advogado José Izauri de Macedo [como candidato a prefeito] e do empresário Sakae Kamitani, vice. O DEM deve contar com a adesão do PV, que optou em não lançar candidato a prefeito e vice, mesmo tendo como opções nomes como a pecuarista Lúcia
Virote e o empresário do ramo de hortifrutigranjeiros Nelcides Alves, o Nelcides do Só Frutas.
Como o PSDB, do deputado Onevan de Matos não terá candidatos na chapa majoritária, a dúvida é para quem irá a maioria dos votos que fazem parte do grupo de eleitores de Onevan, estipulado em torno de 8 a 10 mil votos.
Este é o atual cenário da politica naviraiense. Se irá se concretizar, ou não, somente no final das convenções que acontecerão nesta sexta-feira é que Naviraí, enfim, conhecerá quantos e quais serão os candidatos a prefeito que, sendo eleito, comandará os destinos do município pelos próximos quatro anos, a partir de 01 de janeiro de 2017.