Dá um aperto no coração e na barriga deixar para trás a vida conhecida e se lançar a um futuro que parece desejável, mas que não poderia ser administrado da mesma forma com que você administra sua vida atual.
Ainda que seja impossível controlar o que as pessoas ouvem e interpretam, isso não significa que você deva abrir a boca para dizer qualquer coisa, de qualquer jeito. Procure esclarecer, e desenhar se for necessário.
Muita coisa poderia ser feita, mas o dia continua tendo vinte e quatro horas e não comporta tudo que sua alma pretenderia fazer. Melhor você se focar no que, de imediato, poderia ser feito, e depois ampliar o leque.
Você não precisa se preocupar em fazer a coisa certa, porque sem começar a agir tudo continuará sendo dilema insolúvel. A ação, por pior que seja, dará a você espaço para retificação e, assim, tudo acabará dando certo.
Emoções misturadas e desencontradas fazem parte da vida de qualquer ser humano medianamente sensível diante de tudo que acontece no mundo. Agora é seu momento de encarar essa realidade e a administrar com sabedoria.
Apesar de a conquista da consciência individual ser muito importante e valiosa, agora não dá mais para estacionar nela, porque o futuro desejável depende de nossa humanidade desenvolver a consciência grupal.
Há muito o que fazer, mas não pode ser feito ao mesmo tempo, cada coisa precisa ser administrada da melhor maneira possível, sem afobamento. Para tanto, procure selecionar direito as atividades de hoje. Só isso.
Há coisas que não merecem mais discussão, porque não levam a nada. Enquanto isso, há ideias novas que precisam ser aceitas e digeridas da melhor maneira possível, em nome de enfrentar o futuro com ferramentas adequadas.
Sempre parece que as pessoas escondem algum jogo, e que haveria uma espécie de conspiração em andamento. Em geral, nada disso acontece, e é por isso que vale a pena investigar, mas com desapego pelos resultados.
Nem sempre é bom estar com a razão, há horas, como a atual, em que é melhor conceder a razão às pessoas com que você tratar, inclusive porque, eventualmente, elas podem agregar informações importantes ao seu processo.
Está certo, diante de tudo acontecendo de repente e ao mesmo tempo, a alma fica estarrecida e reage querendo dar conta de tudo. Porém, essa não é a melhor atitude, o melhor é dar pequenos passos. Pouca e boa ação.
Para que discutir questões que de toda maneira precisam acontecer, é melhor cumprir com as obrigações e tocar a bola para frente, porque há vida mais abundante para experimentar. Murro em ponta de faca é tolice.