Untitled Document
DOMINGO, 08 DE JUNHO DE 2025
11 de ABRIL de 2025

Capacitação técnica para fortalecer municípios qualifica 400 servidores

Ao centro, o presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli e o governador Eduardo Riedel e o presidente da Assembeia Legislativa, Gerson Claro. (Foto: Assomasul)

 

Cerca de 400 servidores de 72 municípios de Mato Grosso do Sul que aderiram à Mentoria Técnica Gratuita da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) passam, esta sexta-feira, por capacitação nas áreas de finanças e contabilidade, compras e licitações e recursos humanos. A ideia é fortalecer os municípios e criar meios eficazes na elaboração de projetos.

Os técnicos também se preparam para aprender a lidar com o sistema e-Sfinge (Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão), do TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), que recebe todas as informações das contas públicas enviadas pelas prefeituras.

“Essa qualificação vai auxiliar diretamente os municípios na melhoria da gestão administrativa, ao garantir que os profissionais estejam atualizados com as normas vigentes, preparados para utilizar sistemas de controle como o e-Sfinge e capacitados para tomar decisões com mais segurança jurídica e eficiência técnica”, afirmou o presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli.

Para ele, “com servidores mais preparados, os municípios ganham agilidade nos processos, maior conformidade com as exigências legais, redução de erros operacionais e mais transparência na aplicação dos recursos públicos”, sustentou, enfatizando que as cidades é que se fortalecem ao receberem a qualificação.

Os servidores estão em mentoria desde segunda-feira, que segue até sexta, mas o programa também prevê atendimento online por 90 dias com especialistas e uma metodologia baseada em trocas de experiências e imersão nos temas mais recorrentes da rotina municipal, segundo a Assomasul.

Presente na abertura do evento, na última segunda-feira, o governador Eduardo Riedel (PSDB) comentou que a mentoria é necessária para equipar os municípios, principalmente quanto à prestação de contas ao TCE/MS. ““Estamos vivendo um momento extremamente importante no que diz respeito à modernização dessa estrutura de prestação de contas ao Tribunal”, sustentou.

O presidente do Tribunal de Contas, Flávio Kayatt, também se pronunciou, reforçando a parceria com os municípios. “Nossos técnicos estão à disposição para fazer uma explanação detalhada sobre o funcionamento do e-Sfinge, para que toda a nossa gestão pública possa atuar com mais clareza, eficiência e dentro da legalidade.”

 



Fonte: Campo Grande News



» VEJA TAMBÉM!
GERAL  08/06/2025
Força-tarefa resgata sete paraguaios vítimas de trabalho análogo à escravidão em Itaquiraí
POLíCIA  07/06/2025
Homem é preso após agredir bebê de 4 meses ao confundi-lo com boneco reborn em fila
GERAL  07/06/2025
REFIS 2025: Contribuintes de Itaquiraí têm até 26 de junho para regularizar dívidas com descontos
GERAL  07/06/2025
Naviraí-Confira as Ofertas validas para este final de semana do Supermercado Santos
POLíCIA  07/06/2025
Eldorado-Motorista é preso transportando mais de 3,5 toneladas de maconha que seriam entregues em Naviraí
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909