Cerca de 400 servidores de 72 municípios de Mato Grosso do Sul que aderiram à Mentoria Técnica Gratuita da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) passam, esta sexta-feira, por capacitação nas áreas de finanças e contabilidade, compras e licitações e recursos humanos. A ideia é fortalecer os municípios e criar meios eficazes na elaboração de projetos.
Os técnicos também se preparam para aprender a lidar com o sistema e-Sfinge (Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão), do TCE (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), que recebe todas as informações das contas públicas enviadas pelas prefeituras.
“Essa qualificação vai auxiliar diretamente os municípios na melhoria da gestão administrativa, ao garantir que os profissionais estejam atualizados com as normas vigentes, preparados para utilizar sistemas de controle como o e-Sfinge e capacitados para tomar decisões com mais segurança jurídica e eficiência técnica”, afirmou o presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli.
Para ele, “com servidores mais preparados, os municípios ganham agilidade nos processos, maior conformidade com as exigências legais, redução de erros operacionais e mais transparência na aplicação dos recursos públicos”, sustentou, enfatizando que as cidades é que se fortalecem ao receberem a qualificação.
Os servidores estão em mentoria desde segunda-feira, que segue até sexta, mas o programa também prevê atendimento online por 90 dias com especialistas e uma metodologia baseada em trocas de experiências e imersão nos temas mais recorrentes da rotina municipal, segundo a Assomasul.
Presente na abertura do evento, na última segunda-feira, o governador Eduardo Riedel (PSDB) comentou que a mentoria é necessária para equipar os municípios, principalmente quanto à prestação de contas ao TCE/MS. ““Estamos vivendo um momento extremamente importante no que diz respeito à modernização dessa estrutura de prestação de contas ao Tribunal”, sustentou.
O presidente do Tribunal de Contas, Flávio Kayatt, também se pronunciou, reforçando a parceria com os municípios. “Nossos técnicos estão à disposição para fazer uma explanação detalhada sobre o funcionamento do e-Sfinge, para que toda a nossa gestão pública possa atuar com mais clareza, eficiência e dentro da legalidade.”