Untitled Document
SÁBADO, 07 DE JUNHO DE 2025
06 de MAIO de 2025

Vazio sanitário começa no dia 15 de junho, em Mato Grosso do Sul

Foto: arquivo da Aprosoja/MS

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a portaria que define os períodos do vazio sanitário e do calendário de semeadura da soja para a safra 2025/2026. Em Mato Grosso do Sul, o vazio sanitário começa no dia15 de junho e vai até 15 de setembro, e a semeadura da soja estará permitida entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2025.

Durante o vazio sanitário, é proibido cultivar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. A medida visa reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática. Já o calendário de semeadura tem como objetivo limitar o período de exposição da lavoura à doença, diminuindo o número de aplicações de fungicidas e, consequentemente, a pressão de seleção de fungos resistentes aos defensivos.

O presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, reforça a importância da adesão dos produtores às medidas. "O vazio sanitário e o calendário de semeadura não são apenas exigências legais, são instrumentos fundamentais para a defesa da nossa produção. A ferrugem-asiática é uma das doenças mais severas que enfrentamos, e o cumprimento rigoroso dessas medidas é o que nos permite manter a produtividade e a rentabilidade da soja. Cada produtor tem nas mãos a responsabilidade de proteger sua lavoura e a do vizinho."

A fiscalização do cumprimento das regras é realizada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), em parceria com o Mapa. Produtores que descumprirem as normas podem ser autuados

Para conferir a íntegra da portaria, clique aqui.

 



Fonte: Aprosoja/MS



» VEJA TAMBÉM!
POLíCIA  07/06/2025
Homem é preso após agredir bebê de 4 meses ao confundi-lo com boneco reborn em fila
GERAL  07/06/2025
REFIS 2025: Contribuintes de Itaquiraí têm até 26 de junho para regularizar dívidas com descontos
GERAL  07/06/2025
Naviraí-Confira as Ofertas validas para este final de semana do Supermercado Santos
POLíCIA  07/06/2025
Eldorado-Motorista é preso transportando mais de 3,5 toneladas de maconha que seriam entregues em Naviraí
POLíCIA  07/06/2025
PF deflagra Operação contra quadrilha que roubava aeronaves para tráfico internacional
Untitled Document
TáNaMídia Naviraí
Editor: Umberto Cardoso (Zum)
E-mail: zum@tanamidianavirai.com.br
Endereço: R. Jamil Salem, 27 CENTRO
Naviraí - MS - Brasil
+55 67 9956-1909